UFV discute implementação de Doutorado Interinstitucional em Extensão Rural com IFBaiano

08/10/2024

Representantes da UFV e do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) iniciaram as discussões para implementação do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Extensão Rural, já aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O encontro aconteceu na última semana, na Sala de Reuniões da Reitoria, do campus Viçosa, e teve dentre os seus objetivos alinhar os detalhes técnicos e administrativos para o início do programa.

A pauta principal foi a discussão dos próximos passos para a efetivação do Dinter, como a seleção dos primeiros alunos e a criação de um cronograma detalhado das atividades. A UFV foi representada pelo reitor Demetrius David da Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Guedes; o chefe de departamento do DER, Janderson Damaceno dos Reis; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Gustavo Bastos Braga, e demais docentes do programa.

A delegação do IF Baiano, liderada pelo reitor Aécio José Araújo Passos Duarte, também contou com a presença de pró-reitores, diretores e professores. Para fortalecer a parceria entre as duas instituições, além das reuniões, a comitiva do IF Baiano teve a oportunidade de conhecer as instalações da UFV e de conversar com os professores do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural.

O Dinter em Extensão Rural representa um marco importante para ambas as instituições. De acordo com os representantes envolvidos, para a Universidade, a parceria permitirá ampliar sua atuação na região Nordeste e fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural. Já para o IF Baiano, o programa possibilitará a formação de pesquisadores de alto nível na área, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa e da extensão na instituição.

Após as reuniões e visitas realizadas na UFV, as instituições darão agora início aos trabalhos para a efetivação do Dinter em Extensão Rural. A expectativa é de que o programa seja iniciado em agosto de 2025.