Institucional

Todos os campi

94ª edição da Semana do Fazendeiro começa neste sábado com ampla programação

12/09/2024

Foto aérea de uma longa avenida com várias tendas e prédios ao redor. Muitas pessoas e carros passam pelo local. Com o tema 95 anos de Extensão Universitária: Interação Sociedade, Ciência e Cultura, terão início, neste sábado (14), as atividades da 94ª edição da Semana do Fazendeiro. Até 20 de setembro, o evento irá movimentar o campus Viçosa com os seus tradicionais cursos de capacitação, que já fizeram e vêm fazendo diferença na vida de tanta gente pelo país afora, como a do Hermínio Ribeiro, da cidade de Itanhomi (MG). Para este ano, estão previstos mais de 300 cursos e 14 conversas com especialistas.

Também integram a programação a 15ª Troca de Saberes, a 11ª Semana da Mulher Rural, a 15ª Semana da Juventude Rural, o 8º Torneio Leiteiro de Viçosa e Região e o 2º Encontro de Produtores de Leite. Sem falar dos dias de campo, palestras, exposições, atividades artístico-culturais, feiras agrícola e de artesanato, praça de alimentação e atividades para as crianças.

Programação
Foto aérea de um grande gramado com barraquinhas multicoloridas formando um grande círculo ao redor. Como já é tradição, a programação da 94ª da Semana do Fazendeiro será aberta, no dia 14, com a 15ª Troca de Saberes, que terá como tema Revolução Agroecológica para superar a crise climática. Suas atividades acontecerão no gramado ao lado do edifício Arthur Bernardes, onde também haverá uma feira de artesanato e de produtos de agricultores familiares. Também neste dia a Exposição Antigomobilismo levará veículos antigos de colecionadores para o campus e começarão as visitas à Minifazenda.

Ainda no sábado, terá início a programação de shows no Espaço Multiuso. Às 16h, terá viola caipira com o grupo Amigos da Viola, com mais de 20 anos de história na música. Às 18h30, a dupla Amanda e Sumayra levará para o palco um repertório com sertanejo, forró e MPB. Às 21h, a apresentação será da dupla Rogério Sampaio e Edna Santos, com forró e sertanejo. Também, a partir de sábado, o Museu Histórico e a Pinacoteca da UFV terão seus horários de visitação ampliados para que todos possam conferir suas exposições.   

A abertura oficial da Semana do Fazendeiro acontecerá na segunda (16), com uma palestra do ex-aluno da UFV e ex-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões. Aberta a toda a comunidade, a palestra será às 18h, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

Sala branca com uma mesa metálica ao centro. Ao rdor dela, várias pessoas de jaleco branco, máscara e touca manipulam carnes. Ainda na segunda começarão os cursos de capacitação, para os quais foram inscritas cerca de mil pessoas que, além da busca pelo conhecimento, trazem consigo o desejo de empreender. Para a realização dos cursos e outras atividades, a Semana do Fazendeiro conta com parcerias importantes, como Senar, Emater, IMA, Epamig e Embrapa, além de programas de extensão da Universidade, como o Família do Leite.

A Semana do Fazendeiro, um dos eventos de extensão mais antigos do país, é promovida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, com o apoio das demais pró-reitorias e de um número significativo de voluntários. Já há alguns anos, seus organizadores tentam minimizar os impactos ambientais do evento, quantificando, neutralizando e propondo medidas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) que provoca. Além disso, adotam o Programa Lixo Zero, em que mais de 90% dos resíduos que o evento gera são desviados dos aterros sanitários e encaminhados para reciclagem, compostagem e reúso.

Vale destacar que, durante toda a semana, a secretaria do evento funcionará, das 8h às 18h, no Centro de Vivência, exceto no sábado (14), quando o atendimento será das 14h às 18h. Acompanhe o dia a dia da 94ª edição da Semana do Fazendeiro no site e nas redes sociais da UFV.