Todos os campi

Instituto de Inteligência Artificial e Computacional inicia atividades

10/09/2024

O Instituto está localizado ao lado da Pinacoteca

A apresentação de trabalhos com temáticas relacionadas à Inteligência Artificial deu início, na última semana, às atividades do Instituto de Inteligência Artificial e Computacional (Idata) da UFV. Os trabalhos foram produzidos por alunos da disciplina INF 420 (Inteligência Artificial), coordenada pelo professor Julio Cesar Soares dos Reis, do Departamento de Informática. Segundo o diretor do Instituto, professor Leonardo Bhering, do Departamento de Biologia Geral, a expectativa é que ainda este ano seja promovido pelo Idata um workshop com uma semana de cursos on-line.

O Instituto, cuja criação e regimento foram aprovados em maio deste ano pelo Conselho Universitário (Consu), é um órgão vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG). Ele tem função gerenciadora e executiva do programa institucional de desenvolvimento de pesquisas e serviços na área de inteligências artificial (IA) e computacional (IC) e ciência de dados da Universidade e de outros institutos de Ciência e Tecnologia, sendo multiusuário e multidisciplinar. “O objetivo é que o Instituto seja referência na gestão e análise de dados e metadados, fazendo uso da IA e IC como ferramentas para transformá-los em conhecimento, processos e produtos”, explica o professor Leonardo.

O Instituto de Inteligência Artificial e Computacional está localizado ao lado da Pinacoteca da UFV. Todas as informações sobre o Idata podem ser conferidas no site do Instituto, e também no Instagram e Facebook.