II Festival Meia Maratona movimenta campus Viçosa e abre celebração do aniversário da Universidade

26/08/2024

Se na primeira edição choveu, desta vez, até o sol colaborou. O domingo começou cedo para os 1200 corredores que fizeram o percurso dos 5, 10 e 21 km do II Festival Meia Maratona da UFV. Muito antes da 7h, hora da largada, o campus Viçosa já estava lotado de pessoas se aquecendo para a corrida. Cedo também para um batalhão de 160 pessoas, entre vigilantes e voluntários que cuidaram da complicada logística para fechar as entradas de um campus onde muitas coisas funcionam mesmo aos domingos. Às 6h30, as ruas já estavam vazias, sinalizadas, com postos de hidratação lotados de baldes com gelo para os atletas, frutas frescas na chegada, medalhas prontas para honrar cada um dos maratonistas inscritos.

A organização do evento foi muito elogiada pelos mais de 700 viçosenses que participaram da prova e pelos outros 500 que vieram de 97 cidades de todas as regiões do país. O primeiro lugar geral masculino foi para o maratonista José Geraldo Ferreira Júnior, que completou a meia maratona (21Km) em 01:12:42. Para esta categoria, o primeiro lugar feminino foi para Rejane Santiago, com 01:41:23. Nos 10 km, o primeiro lugar ficou com Fábio França Constantino (00:33:44), no masculino, e Daiane de Oliveira, no feminino (00:48:12). Artur Luís Custódio (00:17:14) e Edivânia Izaias do Nascimento (00:22:45) venceram a prova de 5 Km. Todos os resultados podem ser conferidos no site do evento.

Quem não foi para correr, aproveitou o domingo para malhar nas atividades propostas pelo Núcleo Academia, encontrar amigos no gramado ou ver, de perto, o ex-aluno de Biologia e doutor em Bioquímica pela UFV, Fábio Feres, quebrar o recorde do Guinness World Records de maior quantidade de peso levantada por rosca bíceps em uma hora. Foram mais de 2 mil repetições.

Desta vez teve corrida também para os futuros atletas. Mais de 130 crianças, entre 4 e 12 anos, experimentaram correr pequenos trechos incentivados por pais, muito deles corredores. Todas saíram com medalhas. O Festival terminou com a apresentação da banda Trio BPM 69. Segundo a Diretoria de Segurança Patrimonial e Comunitária, mais de três mil pessoas circularam pelo campus na manhã do domingo.

Quem quiser saber mais sobre o II Festival Meia Maratona UFV, parte das comemorações dos 98 anos da Universidade, pode acompanhar os registros feitos no Instagram do evento, ver o vídeo postado no Instagram da UFV,  ou assistir à íntegra do evento transmitido ao vivo pelo canal da UFV no YouTube.

As imagens do evento podem ser conferidas no álbum de fotos.