Todos os campi

Programa para Ingresso na UFV, Pases, recebe inscrições até 30 de setembro

28/08/2024

A prova será aplicada no dia 8 de dezembro

As inscrições para a primeira etapa do triênio 2024-2026 do Pases, o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso na UFV, ficarão abertas até 30 de setembro. Mais de 1.800 estudantes já se inscreveram para o Programa que é mais uma alternativa de acesso aos cursos de graduação oferecidos pela instituição, além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que se baseia na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São mais de 60 cursos nos três campi da UFV, localizados nas cidades de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

De acordo com o edital do Pases, as inscrições devem ser realizadas somente pela internet, no link que está disponível no documento, divulgado no dia 9 de agosto. O valor da inscrição é R$ 95,00. O pagamento da taxa deve ser efetuado por meio de boleto, em qualquer agência bancária, até 21 de outubro. Para quem deseja solicitar isenção da taxa, o prazo vai até as 18h de 30 de setembro, considerando o horário oficial de Brasília (DF) e os critérios definidos no edital.

Como participar
O Pases é uma seleção dividida em três etapas relacionadas entre si, aplicadas em sequência, com um intervalo de um ano entre elas. Nas duas primeiras etapas, será aplicada uma prova de conhecimentos. Já a terceira compreenderá a análise das notas do Enem. Nessa terceira etapa, o candidato fará a escolha do campus/curso/turno de sua preferência, conforme o seu desempenho no triênio no qual se inscreveu, e optará por ser classificado em uma das modalidades de entrada na instituição. O edital publicado em 9 de agosto refere-se ao triênio 2024-2026, com o ingresso na UFV previsto para o primeiro semestre letivo de 2027.

A prova de conhecimentos relacionada à etapa 2024 será aplicada no dia 8 de dezembro nas cidades mineiras de Viçosa, Florestal, Rio Paranaíba, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Patos de Minas. Qualquer pessoa pode se inscrever no programa, desde que esteja cursando, ou tenha cursado, pelo menos a 1ª série do ensino médio na 1ª etapa. O ingresso na Universidade está condicionado à inscrição e participação nas três etapas do triênio 2024-2026 no qual o candidato se inscreveu.

Acesse www.cebraspe.org.br e confira todos os detalhes sobre o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso na UFV e como se inscrever. No edital também estão disponíveis as opções de cursos oferecidos pela Universidade nos três campi. Vale destacar que o Pases é um programa exclusivo da UFV. Ele tem o apoio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela execução do Programa - das inscrições à realização das avaliações e seleções.