Todos os campi

Campus Viçosa sedia Congresso Brasileiro de Fitossanidade

21/08/2024

O campus Viçosa está sediando, esta semana, a sétima edição do Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf), que tem como tema Sustentabilidade e Fitossanidade 4.0. O evento começou, na manhã desta quarta-feira (21), com cerca de 350 participantes vindos de diferentes regiões do país e do exterior. À medida que ocupavam seus lugares no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, eles ouviam o som da viola caipira tocada pela dupla Luis Márcio e Vinícius, especialmente convidada para abrir o Congresso.

Até sexta-feira (23), segundo o presidente da sétima edição do evento, o professor Eugênio Eduardo de Oliveira (foto), do Departamento de Entomologia, haverá uma programação ampla de palestras e mesas-redondas com conteúdo abrangente para contemplar os desafios contemporâneos da fitossanidade. De acordo com o site do Conbraf 2024, “será uma rica oportunidade para a discussão sobre as necessidades e demandas do setor”. Além da difusão de conhecimento e troca de informações e experiências entre profissionais, produtores e estudantes, o evento pretende promover discussões sobre o posicionamento das principais instituições quanto à fitossanidade brasileira no contexto da agricultura verde. Dos inscritos no Congresso, 35% já estão no mercado profissional em busca de aprimoramento.

A abrangência da programação reflete o diferencial da UFV de contar com quatro departamentos (Entomologia, Fitopatologia, Agronomia e Engenharia Agrícola) que atuam de maneira conjunta para cobrir todas as áreas que envolvem o tema. Nesse sentido, a expectativa é a de que o evento contribua não apenas para a formação acadêmica, mas também para a construção de uma visão técnico-profissional.

A primeira contribuição veio com a palestra A Nova Lei Brasileira dos Agrotóxicos: o que mudou?, ministrada pelo engenheiro agrônomo Luis Eduardo Pacifici Rangel (foto), representante do Ministério da Agricultura e Pecuária. Entre os palestrantes estarão também professores das universidades federais de Viçosa, Espírito Santo e Santa Catarina e pesquisadores da Embrapa e da Agência Federal da Alemanha para a Conservação da Natureza.

Antes da palestra de abertura do Congresso, um momento especial: uma homenagem ao professor Marcelo Coutinho Picanço, do Departamento de Entomologia, escolhido como Personalidade da Fitossanidade Brasileira 2022-2024, pelas contribuições ao ensino, pesquisa e extensão ao longo de sua carreira. Só na UFV são mais de 30 anos de atuação, período em que orientou 55 teses, 134 dissertações, 178 monografias em cursos de pós-graduação lato sensu e 218 projetos de iniciação científica. Muitos dos autores desses trabalhos deixaram mensagens de agradecimento registradas em um vídeo exibido no evento.

Além do professor Eugênio, os participantes do VII Congresso Brasileiro de Fitossanidade também foram recepcionados pelo presidente nacional do Conbraf, o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Marcelo da Costa Ferreira (foto), pelo reitor Demetrius David da Silva, pela vice-reitora Rejane Nascentes e pelo professor Francisco Murilo Zerbini, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Aos participantes o reitor apresentou um pouco sobre a UFV, destacando, dentre outros aspectos, o fato de ela ser a única instituição fora dos grandes centros do país que está entre as mais bem avaliadas em rankings, dentre eles o Xangai, recentemente divulgado. Lembrou também sobre a importância de a UFV receber um congresso de tamanha magnitude e da oportunidade de os participantes que vêm de fora viverem a rotina da Universidade. E isso poderá acontecer por meio de visitas guiadas ao Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), por exemplo, e de passeios de bicicletas disponibilizadas aos congressistas para uma volta no campus de forma sustentável.

Todos os detalhes sobre o VII Congresso Brasileiro de Fitossanidade podem ser conferidos no site e no Instagram do evento. Mais imagens da abertura estão no álbum de fotos.