Todos os campi

Universidade lança campanha contra assédio e discriminação

08/08/2024

Quanto mais as discussões sobre assédio avançam, mais clara é a compreensão do quanto ainda falta, é necessário e urgente avançar na direção de um convívio social harmonioso, consciente e íntegro. Reconhecer as práticas abusivas em todos os ambientes, incluindo os acadêmicos, é apenas um primeiro passo. Mas é a partir dele que a Universidade Federal de Viçosa vem se movimentando e tem se empenhado em combater a incidência de quaisquer violências. A campanha UFV contra o assédio é a ação mais recente, somada à série de políticas e outras iniciativas de enfrentamento e acolhimento vigente nos três campi.

A campanha, criada por um grupo de trabalho que reuniu representantes de diferentes áreas e campi, propõe atividades de instrução, sensibilização e mobilização para o combate aos assédios moral e sexual e à discriminação na Universidade. A primeira etapa tem os objetivos de esclarecer o que caracteriza tais práticas abusivas e orientar sobre os procedimentos de manifestação, apuração e punição relacionadas a cada uma delas. Conteúdos informativos produzidos pela Diretoria de Comunicação Institucional, por exemplo, já estão em circulação: desde matérias divulgadas no portal até cartazes afixados em espaços com grande circulação de pessoas, como bibliotecas e pavilhões de aulas.

As demais etapas terão capacitações organizadas pela Diretoria de Governança Institucional — como rodas de conversas e cursos livres — e a inclusão e o envolvimento mais direto de agentes públicos, dentre chefes de departamentos, coordenadores de cursos e outros, para fortalecer a ação. Tudo em conformidade com o recém-lançado Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação.

Outros dois fatos recentes e significativos na UFV, nesta temática, foram as aprovações da Política de Promoção dos Direitos Humanos e Combate às Opressões, do Código de Ética e do Programa de Integridade, que ainda passará pela deliberação do Conselho Universitário. Nos últimos anos, também destacam-se as criações de setores estratégicos, como a Diretoria de Governança Institucional e a Unidade Seccional de Correição. Esta, inclusive, faz parte do fluxograma de tratamento de denúncias na Universidade: após serem recebidas pela ouvidoria — com sigilo e proteção dos dados do denunciante e do denunciado —, as denúncias seguem ou para a Unidade ou para a Autoridade de Apuração para que os procedimentos necessários sejam realizados.

Sempre é relevante lembrar que a ouvidoria da UFV recebe manifestações de quaisquer pessoas. É um órgão que auxilia a Universidade a aprimorar sua gestão, com base em opiniões e avaliações dos seus públicos, e a combater práticas abusivas, como assédio e discriminação. Para entender o funcionamento desse canal de comunicação ou se manifestar, basta acessar ouvidoria.ufv.br.

Na UFV, a apuração de um caso de assédio começa na ouvidoria. Por isso, os conteúdos informativos da campanha direcionam a comunidade universitária diretamente para o site ouvidoria.ufv.br

A comunidade universitária pode e deve se envolver e fortalecer a campanha UFV contra o assédio. A Diretoria de Comunicação Institucional disponibilizou uma pasta com conteúdos informativos — que deve ser acessada pelo e-mail institucional (@ufv.br) — para serem compartilhados e disseminados. E, assim como a campanha ressalta: “quando se trata de assédio e discriminação, é fundamental acabar com o silêncio. Denuncie!”.