Todos os campi

Tese de ex-aluno da pós em Educação Física recebe prêmio em universidade da Espanha

19/07/2024

A tese do ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEFI) da UFV Guilherme Figueiredo Machado, defendida em 2022, está entre as premiadas pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM), da Espanha. O trabalho foi orientado pelo professor Israel Teoldo da Costa, do Departamento de Educação Física, e desenvolvido em cotutela com a UCLM, onde recebeu a coorientação do professor Sixto González-Víllora.

A premiação se refere às teses defendidas entre 1º de setembro de 2022 e 31 de agosto de 2023. A tese de Guilherme, intitulada Contributos da avaliação e do treinamento para o desenvolvimento da tomada de decisão no futebol, foi contemplada com a melhor nota entre as premiadas da área de Humanidades e Artes.

No estudo, o ex-aluno da UFV focou em aprimorar os processos de desenvolvimento e seleção de talentos no futebol, especificamente na avaliação e treinamento da capacidade de tomada de decisão. Segundo ele, “a tese propõe melhorias significativas que podem impactar políticas públicas, promovendo um ensino de futebol mais eficaz e baseado em dados empíricos”.

O ex-estudante, que atualmente atua como Analista de Integração e Desenvolvimento na Federação Paulista de Futebol, se diz extremamente honrado com o reconhecimento da Universidad de Castilla-La Mancha pelo seu trabalho, “desenvolvido em parceria com renomados pesquisadores e instituições de ensino referências no futebol”. Além do doutorado realizado na UFV, com período sanduíche na Espanha, Guilherme também é mestre e bacharel em Educação Física pela Universidade.