Todos os campi

Estudante do Coluni está entre representantes do Brasil na Olimpíada Ibero-americana de Biologia

05/07/2024

O CAp-Coluni estará representado na XVII Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB), que acontecerá em Cuba, no mês de setembro, com a presença de 15 países. Entre os quatro estudantes selecionados para representar o Brasil está Pedro Perry Resende, do 3º ano do ensino médio. Sua participação se deve à excelente classificação na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), realizada, este ano, pelo Instituto Butantã, que recebeu 164 mil inscritos.

Os 16 melhores classificados na competição participaram de uma seletiva internacional, na sede do Instituto, em São Paulo, onde também receberam a premiação pelo resultado (foto). Ali, depois de aulas com professores e pesquisadores do Butantã, os estudantes foram avaliados por uma comissão julgadora. Os quatro melhores colocados representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que acontece no Cazaquistão, de 7 a 14 de julho, para a qual Pedro Perry Resende ficou como primeiro suplente. Já estudantes classificados da 5ª a 8ª posição participarão da OIAB. Pedro, que ficou em quinto lugar, será o único representante de escola pública.

Com 17 anos, o estudante do CAp-Coluni é viçosense e já recebeu medalhas em outras olimpíadas. Ano passado, por exemplo, foi medalhista da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Ele também integra o grupo de alunos do Coluni que conquistaram medalhas e certificados concedidos pela Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, por terem detectado asteroides em 2022 e 2023.

A expectativa do Pedro, claro, é representar bem o Brasil e obter uma medalha. Mas, independentemente do resultado, seu desejo não muda: estudar Matemática Aplicada. A participação em olimpíadas científicas, segundo ele, tem ajudado muito na sua formação, por possibilitar um aprofundamento dos estudos de maneira instigante. Pedro ressalta nesses estudos a colaboração de colegas e professores do Coluni. Para a OBB, por exemplo, ele destaca o apoio da professora de Biologia Jildete Karla dos Santos, que o inscreveu na competição. Lembra também as aulas on-line que lhe foram oferecidas por uma semana, gratuitamente, pela plataforma Medalhei, com dicas importantes sobre conteúdo e a participação na seletiva.