Todos os campi

Cepe aprova retomada das aulas na UFV

02/07/2024

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFV, em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (2), deliberou pelo retorno das aulas de graduação, médio e técnico nos três campi a partir de 8 de julho. Com a decisão, passam a valer novos calendários escolares para a graduação, para o Colégio de Aplicação (CAp-Coluni), para a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) e para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Licena).

As atividades de ensino estavam suspensas desde 15 de abril, também por determinação do Cepe, em função das limitações impostas pela greve dos servidores docentes e técnico-administrativos. Com a decisão pelo fim da paralisação, comunicada oficialmente pela Seção Sindical dos Docentes da UFV (Aspuv) à Reitoria na última sexta-feira (28) e pela Associação dos Servidores da UFV (Asav) nesta segunda-feira (1), os conselheiros decidiram pela retomada do período letivo 2024/1. Para a graduação, ele irá até 13 de setembro, sendo que as aulas se encerrarão no dia 6 de setembro.

O Cepe também aprovou um período extra para cancelamento de disciplinas do primeiro semestre, entre 11 e 26 de julho, e para trancamento de matrícula, independentemente da assinatura dos professores das disciplinas, até 26 de julho, exceto para os ingressantes em 2024/1. Além disso, de 8 a 20 de julho não será permitida a aplicação de atividades avaliativas. Já o período 2024/2 começará no dia 23 de setembro, com início das aulas em 30 de setembro para os campi de Florestal e Rio Paranaíba e 1º de outubro para o campus Viçosa. O término do segundo período será em 7 de fevereiro, com o fim das aulas em 1º de fevereiro. Com isso, a UFV garante que no primeiro semestre letivo de 2025, que começará em 10 de março, o calendário acadêmico já estará normalizado.

Conforme relatado pelo reitor e presidente do Cepe, Demetrius David da Silva, durante o estudo para elaboração de novos calendários, consideraram-se diversos cenários que buscavam equacionar tanto o panorama global, levando em conta os problemas gerados pelo atraso ao calendário escolar, e também as especificidades de cada campus. Apesar do processo extremamente complexo, de acordo com o reitor, a prioridade foi atender a propostas que buscavam minimizar os prejuízos para os estudantes, e os documentos aprovados refletem isso.

FAQ e Lives para esclarecer dúvidas

Para esclarecer as dúvidas sobre o retorno das aulas, a Pró-reitoria de Ensino (PRE) disponibilizou uma página de FAQ em seu site com as principais informações relacionadas às atividades de ensino nos três campi e aos calendários acadêmicos aprovados pelo Cepe. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de fazer seus questionamentos em lives, organizadas pela PRE, sobre informações importantes neste retorno.

A primeira transmissão acontece nesta quarta-feira (3), às 14h30, pelo canal da UFV no Youtube. Ela abordará as principais dúvidas dos estudantes sobre o retorno das aulas. Confira a programação:

Live 1: A greve acabou: e agora?
Quarta-feira, 3 de julho - 14h30
Participantes: Cristiane Baquim, pró-reitora de Ensino; Edson Martins, diretor do Registro Escolar; Michelle Valadão, assessora especial da PRE. Mediação: Léa Medeiros.

Live 2: Como organizar os estudos e ter apoio acadêmico
Quinta-feira, 4 de julho - 14h30
Participantes: Jakson Fonseca, assessor especial da PRE; Daniela Gonçalves Rodrigues, coordenadora do programa de Tutoria. Mediação: Léa Medeiros.

Live 3: Cuidando da saúde mental no pós-greve: orientações para controlar a ansiedade e organizar melhor o tempo
Sexta-feira, 5 de julho - 14h30
Participantes: Lílian Perdigão, chefe da Divisão Psicossocial. Mediação Léa Medeiros.

Todas as transmissões serão realizadas pelo canal da UFV no YouTube.

Semana do Fazendeiro e demais eventos

Além das atividades acadêmicas, o calendário prevê novas datas para os grandes eventos da Universidade no ano de 2024. A Semana do Fazendeiro, por exemplo, acontecerá entre 14 e 20 de setembro. No campus Rio Paranaíba (CRP), a Semana de Extensão e Aprimoramento Regional (Semear) será realizada de 17 a 20 de outubro e a Semana do Produtor Rural, no campus Florestal (CAF), se manterá entre 15 e 19 de julho. Já as colações de grau estão previstas para 20 de setembro no CRP, 27 de setembro no CAV e 4 de outubro no CAF.

Nos dias 24 e 25 de outubro, acontecerá a Mostra Universitária no CAV e as mostras de profissões no CAF e CRP em 9 de outubro e 28 de setembro, respectivamente. Já o Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) não será realizado em 2024.