Todos os campi
12/04/2024
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) deliberou, por unanimidade, em reunião extraordinária ocorrida nesta sexta-feira (12), pela suspensão das atividades de ensino de graduação, médio e técnico nos três campi da UFV, em função da greve dos servidores docentes e técnico-administrativos. A Resolução nº 5, de 12 de abril de 2024, assinada pelo reitor Demetrius David da Silva, decide que, enquanto não sejam restabelecidas as condições para sua continuidade, as atividades de ensino ficarão paralisadas.
A decisão do Cepe revoga a Resolução nº 9/2023 que aprovou o calendário escolar da graduação nos campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Entretanto, o conselho votou pela manutenção das atividades de ensino relacionadas à Residência Pedagógica, ao Programa Instucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), ao Programa de Educação Tutorial (PET) e outros programas instucionais, aos estágios relacionados à área de saúde e "a outras cuja interrupção prejudicaria a comunidade em questões relacionadas ao prazo de bolsas, editais e atendimento às agências de fomento", conforme o documento.
O ensino médio no Colégio de Aplicação CAp-Coluni, no campus Viçosa, e cursos técnicos e ensino médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) também terão suas atividades suspensas a partir de 15 de abril, data em que a resolução entra em vigor.
Vale destacar que a discussão realizada pelo Cepe foi subsidiada pelo resultado de duas outras reuniões que aconteceram nesta quinta-feira (11), a do Conselho Técnico de Graduação (CTG) e do Conselho Técnico de Pós-Graduação (CTP). Os conselheiros continuarão acompanhando os desdobramentos da greve para futuras deliberações.
Sobre a greve
Em 5 de março de 2024, os servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) da UFV deliberaram pela greve da categoria a partir de 11 de março, por tempo indeterminado. Já os servidores docentes, por sua vez, deliberaram pela greve no dia 8 de abril, para início na próxima segunda-feira (15). A paralisação de ambas as categorias na UFV se soma a um movimento nacional de greve já deflagrado em diversas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
ARQUIVO(S) ANEXO(S)
Institucional
Inscrições para cursos da 95ª Semana do Fazendeiro começam nesta segunda-feira
28/05/2025
Institucional
UFV sedia evento comemorativo dos 40 anos da Fapemig
28/05/2025
Institucional
Pesquisadoras solicitam voluntários para estudo sobre acupuntura auricular no tratamento de desordens emocionais em universitários
28/05/2025
Institucional
Maiores de 12 anos podem se inscrever em projeto para desenvolvimento da flexibilidade corporal
28/05/2025
Inscrições para cursos da 95ª Semana do Fazendeiro começam nesta segunda-feira
28/05/2025
UFV sedia evento comemorativo dos 40 anos da Fapemig
28/05/2025
Pesquisadoras solicitam voluntários para estudo sobre acupuntura auricular no tratamento de desordens emocionais em universitários
28/05/2025
Maiores de 12 anos podem se inscrever em projeto para desenvolvimento da flexibilidade corporal
28/05/2025
Em reunião com gestores das Ifes, governo federal anuncia medidas para minimizar crise orçamentária
28/05/2025