UFV recebe representantes da EBSERH para avaliar implantação de Hospital Universitário em Viçosa

27/05/2024

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) está recebendo, nesta semana, a visita de uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com o objetivo de avaliar, in loco, a implantação de um Hospital Universitário (HU) em Viçosa. Os representantes da EBSERH chegaram à cidade na manhã desta segunda-feira (27) e, até quarta-feira (29), participarão de reuniões e visitas à Universidade, aos hospitais São Sebastião (HSS) e São João Batista (HSJB), e às principais estruturas hospitalares públicas do município.

A demanda para implantação do HU em Viçosa foi iniciada pela UFV em setembro de 2023, com um ofício entregue pelo reitor Demetrius David da Silva ao Ministro da Educação, Camilo Santana. Dentre as razões evidenciadas no documento, e que levaram à solicitação, estão crise na saúde hospitalar, que afeta gravemente a população de Viçosa e região; a necessidade de formação dos estudantes da área de saúde e afins, e os prejuízos educacionais, com o fechamento de diversos programas de residência em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a UFV. Após reuniões, que contaram também com a articulação de diversos parlamentares, a EBSERH iniciou o estudo para implantação do HU em Viçosa.

A visita dos representantes da EBSERH corresponde a uma das etapas deste estudo de viabilidade, que resultará em um relatório técnico, que será encaminhado ao ministro da Educação para deliberação. As informações foram apresentadas pelo coordenador de Gestão da Rede, da vice-presidência da EBSERH, Adriano Rodrigues de Souza, durante reunião no Salão Nobre da UFV. A equipe técnica é formada também pela assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde, Viviane Reis Couto, e pela consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Marília Tristan Vicente.

Durante a reunião, o reitor Demetrius David da Silva destacou que nunca esteve nos planos da UFV pleitear um Hospital Universitário, mas que, em função de todo o cenário complexo vivenciado, a administração entendeu a necessidade de levar essa demanda ao MEC: “Nós sabemos que a implementação do HU é a solução mais difícil de ser viabilizada, mas é a única que realmente resolve o problema da UFV, que necessita de um campo prático de ensino e pesquisa em saúde; e de assistência de qualidade para toda a população de Viçosa e região”, destacou o reitor, reforçando também o comprometimento e empenho de toda a equipe da Universidade para que a situação seja equacionada de forma satisfatória.

O pró-reitor de Assuntos Comunitários da UFV, Bruno David Henriques, ressaltou que nos últimos dois anos a Universidade vivenciou situações muito complexas em relação aos cenários de prática vinculados aos hospitais filantrópicos do município, inclusive com a interrupção da parceria com o HSJB e o fechamento, por falta de estrutura, dos programas de residência em radiologia e diagnóstico por imagem, anestesiologia e cirurgia geral. Além disso, de acordo com o pró-reitor, a quantidade de leitos disponíveis hoje em Viçosa é  quase metade da quantidade ideal para atender ao número de estudantes do curso de Medicina, de acordo com dados do próprio SUS. Mas, para além da melhoria da estrutura disponível para os cursos da área da saúde da UFV, Bruno acredita que a população é quem mais se beneficiará do HU. “A gente acredita que a articulação entre o ensino e a pesquisa promovidos pela Universidade pode mudar o cenário do serviço de saúde em Viçosa”, concluiu.

A reunião contou também com a presença da vice-reitora Rejane Nascentes; do deputado federal Rodrigo de Castro; dos deputados estaduais Roberto Andrade e Coronel Henrique; do representante da deputada Ana Pimentel, Sávio José; e do representante do deputado Reginaldo Lopes, Agnaldo Viana. Além deles, participaram da reunião o prefeito Raimundo Nonato Cardoso; o juiz federal Rafael Torres; o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Luiz Cláudio Fonseca; o prefeito de Canaã José Ivanir Miranda Duarte; a superintendente da Regional de Saúde de Ponte Nova, Josy Duarte Faria; o secretário de Saúde de Viçosa, Raynério Fontes; a provedora do HSS, Maristela Gomes de Oliveira Neves; o presidente do conselho da FAV-HSJB, Julismar Marques; e demais representantes do poder público, poder legislativo, da UFV e da sociedade civil.

Mais fotos podem ser conferidas neste link.