Curso de Enfermagem é acreditado pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul

16/05/2024

O curso de Enfermagem da UFV passou a contar com um novo diferencial, agora é acreditado pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (Arcu-Sul). Conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o processo ocorreu no âmbito do “Acordo sobre a criação e implementação de um sistema de acreditação de cursos de graduação para o reconhecimento regional da qualidade acadêmica das respectivas titulações no Mercosul e Estados Associados”.

A resolução sobre a acreditação foi publicada na última semana, como resultado de um processo que teve início em 2023, em que o curso de Enfermagem da UFV participou voluntariamente e teve, entre suas etapas, a avaliação do seu projeto pedagógico e plano de desenvolvimento institucional. Além disso, de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023, houve a visita ao campus Viçosa de um Comitê de Pares Avaliadores do Sistema Arcu-Sul, designado pelo INEP, integrado por um avaliador brasileiro e dois estrangeiros, acompanhados por um responsável técnico do Instituto.

A partir dessa visita, foi apresentado um relatório que assinalou as características do curso tendo como parâmetros de avaliação as dimensões, componentes, critérios e indicadores elaborados no marco do Sistema Arcu-Sul. De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Andreia Guerra Siman, a acreditação veio em um momento importante e histórico do curso, já que neste ano completa 15 anos. “É um reconhecimento de toda dedicação na construção por um curso de excelência. Além de dar visibilidade nacional, internacional, estamos assumindo o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação e melhorias contínuas", destacou.

Ela ainda lembrou que a oportunidade de passar por critérios e padrões avaliativos possibilitou aprendizado e crescimento. “Nossa equipe de docentes, discentes, técnicos e egressos se envolveu muito por reconhecer a qualidade e o padrão UFV no curso de Enfermagem da Universidade. Agora temos mais um diferencial. Foi um reconhecimento importante a todos nós e que trará benefícios como por exemplo o incentivo à mobilidade acadêmica”, afirmou.

Todos os detalhes da acreditação que valerá por seis anos, ou seja, até maio de 2030, podem ser conferidos na resolução anexa.

Sistema Arcu-Sul

A acreditação é o resultado do processo de avaliação pelo qual se certifica a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, estabelecendo que eles atendem ao perfil do graduado e aos critérios de qualidade previamente aprovados pelos países integrantes do Mercosul.

Esse sistema de avaliação respeita a legislação de cada país e a autonomia das instituições universitárias, considerando os cursos de graduação que tenham reconhecimento oficial e que possuam diplomados.

São incorporados gradualmente cursos universitários de acordo com os objetivos do sistema regional de acreditação. Na UFV, além do curso de Enfermagem, há outros quatro acreditados pelo Arcu-Sul, são eles: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Medicina Veterinária. Mais detalhes estão disponíveis no site arcusur.org.