Todos os campi

UFV é TOP 4,7% dentre universidades de todo o mundo

13/05/2024

A UFV é uma das mil melhores universidades do mundo, de acordo com o World University Rankings de 2024, publicado nesta segunda-feira (13), pelo Center for World University Rankings (CWUR). A classificação considerou 20.966 instituições de ensino superior de todo o mundo e a UFV está na 965ª posição — “TOP 4,7%”. Dentre as universidades da América Latina e Caribe, ela é a 30ª.

Segundo o CWUR — que é sediado nos Emirados Árabes e presta serviços de consultoria com o objetivo de melhorar resultados educacionais e de pesquisa —, os indicadores do World University Rankings são: qualidades da educação e do corpo docente, desempenho na área de pesquisa e empregabilidade dos ex-alunos. A iniciativa não depende do envio de dados pelas instituições; os indicadores são determinados e coletados pelo próprio Center for World University Rankings.

Pesquisa de peso
Dentro da pontuação geral — de 70,7 —, o destaque é o desempenho na área de pesquisa, que inclui o número de artigos publicados, número de artigos publicados em periódicos relevantes, influência e citações. Este indicador, especificamente, classifica a UFV como a 919ª melhor do mundo. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Guedes, lembra que esse reconhecimento é consolidado há várias edições do World University Rankings e ressalta o nível de produção da UFV, semelhante ao de outras grandes instituições de ensino superior do mundo.

O reitor Demetrius David da Silva, que sempre chama a atenção para as discussões de caráter metodológico que os rankings envolvem, celebra a classificação tanto internacional quanto nacional, resultado dos esforços realizados pela comunidade universitária, mesmo no cenário de crise financeira. Ele também afirma que as informações contribuem com a gestão e para que a UFV avance ainda mais.

Outras universidades classificadas no Brasil e no estado
No Brasil, a principal posição é da Universidade de São Paulo. Em Minas Gerais, a primeira classificada é a Universidade Federal de Minas Gerais, seguida da UFV e das federais de Juiz de Fora, Lavras, Uberlândia, São João del-Rei, Ouro Preto e do Triângulo Mineiro. Harvard, dos Estados Unidos, continua liderando a classificação mundial.

Mais informações sobre o CWUR e suas classificações, realizadas desde 2012, estão no site cwur.org.