Todos os campi

Universidade firma convênio com CeasaMinas para fortalecimento do setor hortigranjeiro

19/03/2024

A UFV e a Central de Abastecimento de Minas Gerais S/A (CeasaMinas) assinaram um convênio na última sexta-feira (15), na reitoria da Universidade, no campus Viçosa. Dentre os objetivos da parceria está o trabalho em conjunto para o desenvolvimento e modernização do setor hortigranjeiro, análise de mercado, identificação das regiões produtoras e estudos técnicos para o fortalecimento do abastecimento em Minas Gerais.

Durante a assinatura, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, destacou que o mercado atacadista de gêneros alimentícios do estado é um dos principais do país, e que a Universidade está disposta a contribuir para fortalecer tecnicamente a CeasaMinas cada vez mais e criar alternativas para projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Uma das ações previstas pelo convênio é o estabelecimento do índice de preços CeasaMinas/UFV para produtos hortigranjeiros.

Participaram da assinatura o presidente da CeasaMinas, Luciano Oliveira; o diretor financeiro Carlos Magno; o diretor técnico Felipe Ávila; a vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes; o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Neto; além de professores da Universidade e técnicos da CeasaMinas.

A CeasaMinas é uma empresa de economia mista do governo federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que reúne produtores rurais. A empresa administra diretamente o entreposto da Grande BH, em Contagem, e outros cinco, instalados nos municípios de Uberlândia, Juiz de Fora, Barbacena, Governador Valadares e Caratinga.