Institucional
Todos os campi
04/03/2024
O começo do primeiro semestre letivo da graduação da UFV foi marcado pela aula magna do filósofo, historiador e pedagogo César Aparecido Nunes. Realizado na noite desta segunda-feira (4), o evento reuniu grande público no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, do campus Viçosa, e foi transmitido ao vivo pelo Youtube para os campi Florestal e Rio Paranaíba.
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas e Promoção dos Direitos Humanos, do qual também é presidente do Conselho Científico, César falou sobre o papel das universidades públicas na promoção dos direitos humanos a partir de uma perspectiva histórica. Ele demonstrou como a colonização do Brasil interferiu no projeto de ensino superior do país, ocasionando na existência de uma universidade que já nasceu “anacrônica, voltada mais para o papel ocupacional do que por um projeto de Nação.”
César Nunes destacou que a universidade brasileira precisa se reinventar e cumprir o seu papel de ser “instituição da sociedade civil com a concepção de produzir, retransmitir a ciência, o conhecimento, a dignidade, a liberdade, a arte, a cultura e tudo aquilo que eleva”. Segundo ele, essa universidade como vanguarda da sociedade civil, que seja realmente pública, “está em processo de construção no Brasil, mas ainda longe de possibilitar a educação liberal, democrática e participativa que queremos”. Para mudar essa realidade, recomendou paciência histórica, mobilização social e que todos os envolvidos, reitor, pró-reitores, diretores, chefes de departamento, professores e estudantes não se esqueçam de tentar quantas vezes for preciso.
A aula magna contou ainda com a apresentação musical do Duo Almare e as falas de boas-vindas aos calouros e a toda comunidade acadêmica do coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Caio Vinicios; da Pró-Reitora de Ensino, Cristiane Aparecida Baquim; e do reitor Demetrius David da Silva, que aconselhou aos estudantes dos três campi aproveitarem todas as oportunidades que a Universidade oferece.
Estiveram também na mesa de abertura do evento a vice-reitora Rejane Nascentes e o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), João Marcos de Araújo, representando todos os diretores dos centros de ciências.
Após a aula magna, calouros e veteranos participaram de uma confraternização promovida pelo Diretório Central do Estudantes, no Espaço Multiuso.
Vale lembrar que a aula continuará disponível para visualização no canal da UFV no YouTube e poderá ser acompanhada ainda com audiodescrição pelo canal UFV + Acessível.
O evento fez parte das atividades do Integra Calouros, que conta com uma programação especial cultural e esportiva para recepcionar os estudantes nos três campi. As atrações acontecerão até sexta-feira (8) e todos os detalhes podem ser conferidos pelo site www.integracalouros.ufv.br.
Divulgação Institucional
Fotos: Daniel Sotto Maior
Institucional
Cineclube Carcará realiza Mostra Grandes Diretores - Agnès Varda na próxima semana
20/08/2025
Serviços
Nutrigastro retoma atendimentos nutricionais gratuitos
20/08/2025
Premiação
Estudantes da Cedaf conquistam medalhas de ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Agropecuária
19/08/2025
Institucional
Pesquisadores identificam nova espécie de fungo capaz de manipular formigas
19/08/2025
Cineclube Carcará realiza Mostra Grandes Diretores - Agnès Varda na próxima semana
20/08/2025
Pesquisadores identificam nova espécie de fungo capaz de manipular formigas
19/08/2025
Pesquisa aprimora tecnologia que substitui o ovo para pessoas veganas e alérgicas ao produto
14/08/2025
Departamento de Comunicação Social vivencia semana marcante com inauguração de nova sede e início do Programa de Pós-Graduação
15/08/2025
Curso de Medicina Veterinária da UFV é acreditado por Sistema Arcu-Sul
13/08/2025