UFV realiza cerimônia de titulação de mestres e doutores

01/12/2023

Mestres e doutores, que recentemente concluíram seus cursos na UFV, comemoraram o recebimento de seus títulos na cerimônia que aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º), no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, do campus Viçosa. A celebração de cerca de cem pós-graduados, com seus familiares, amigos e servidores da Universidade, foi organizada pela Associação de Pós-Graduandos da UFV, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Os recém pós-graduados relembraram suas “jornadas coletivas” no discurso da oradora e mestre em Geografia Marina Ribeiro Marinho. Ela destacou “o desencadeamento de crises da saúde, econômicas e humanitárias” testemunhadas pelos titulados e que demandaram grandes adaptações dos estudantes, professores e de toda a UFV, instituição que “evoluiu com rapidez em frente às novas demandas do ensino híbrido e virtual, além de quebrar mais barreiras ao extinguir qualquer faísca de dúvida sobre o seu papel social na cidade de Viçosa”. Marina ainda ressaltou que “graças à empatia” foi possível sobreviver a esse período e saudou a todos: “parabéns, amigos, por terem chegado até aqui. Nada que você passou foi em vão”.

Escolhido pela turma como paraninfo, o deputado federal Mário Heringer (PDT), que exerce o seu sexto mandato na Câmara dos Deputados, manifestou sua gratidão aos pós-graduados pelo convite. O parlamentar mineiro, de Manhumirim, afirmou que sempre se encantou com a UFV, toda a sua beleza e qualidade. Ele lembrou que “a missão de quem aprende é ensinar mais para aprender mais”, por isso, os novos mestres e doutores, “como fonte de retransmissão de conhecimento”, devem buscar contribuir para o Brasil, “país que carece de ciência, tecnologia e educação de qualidade”. Mário Heringer fez ainda um pedido aos titulados: “vamos cuidar deste Planeta e fazer a nossa parte! Vamos pensar em soluções, mesmo que sejam pequenas”.

O reitor Demetrius David da Silva, que presidiu a cerimônia, parabenizou os pós-graduados, seus familiares e amigos e elogiou a escolha do deputado federal como paraninfo da turma. Ele solicitou o apoio de todos “em defesa da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, como a oferecida pela UFV”, e fez um retrospecto da trajetória da Universidade, precursora da pós-graduação no Brasil, e referência no cenário nacional e internacional. O reitor desejou ainda sucesso pessoal e profissional aos mestres e doutores e “que levem sempre a UFV em seus corações”.

Após os pronunciamentos, houve a entrega dos certificados de titulação pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Carvalho Guedes, acompanhado dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação.

Os registros da cerimônia podem ser conferidos pelo link photos.app.goo.gl/ZRV9GiqsxksrYLWn6.

Fotos: Daniel Sotto Maior