Institucional

Todos os campi

Acordo assinado com Finep amplia capacidade de atuação do tecnoPARQ/UFV

15/11/2023

Prédio verde com grande varanda ao redor coberta por telhado metálico branco, sustentados por grossas colunas de ferro.

O tecnoPARQ ampliará sua capacidade de instalação de novas empresas

A UFV assinou, na última semana, um convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que prevê a transferência de R$ 14.739.991,00 para a execução do projeto Expansão do tecnoPARQ/UFV como Soft Landing Hub para criação, atração e consolidação de empresas de base tecnológica e promoção do desenvolvimento. A gestão financeira dos recursos será feita pela Funarbe, que também assina o acordo.

O projeto, encaminhado pelo Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), uma das unidades do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), órgão da UFV, foi contemplado, em agosto deste ano, em um edital, publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Finep. Seu objetivo é expandir o tecnoPARQ como um Soft Landing Hub. Em linhas gerais, isso significa robustecer e ampliar os serviços e a infraestrutura do Parque para as empresas de base tecnológica que desejam expandir seus negócios e, ou mercados, bem como se instalarem de forma competitiva em Viçosa.

O que se busca com o projeto é potencializar a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, atrair empresas, em especial as âncoras, estabelecer novos investimentos e parcerias estratégicas, aumentar a competitividade e gerar novos empregos e renda, contribuindo, de forma decisiva, para a inovação e o desenvolvimento econômico e social.

O projeto permitirá, ainda, ao Parque Tecnológico de Viçosa ampliar a sua capacidade de instalação de novas empresas, passando de 59 para 127 vinculadas, bem como apoiar mais de 600 startups, em até cinco anos. A expectativa é fortalecer as unidades de negócios, os programas e o portfólio de serviços do tecnoPARQ, para que ele possa atuar cada vez mais em parceria com as empresas, a comunidade acadêmica e os demais stakeholders na vanguarda da inovação tecnológica, em áreas e setores estratégicos. Agro 4.0, internet das coisas, inteligência artificial, biotecnologia, tecnologias ambientais, energias renováveis, segurança e produção alimentar e saúde são algumas dessas áreas.

Para a diretora executiva do tecnoPARQ, professora Adriana Ferreira de Faria, “o projeto é estratégico para que o Parque Tecnológico de Viçosa possa apoiar a criação e o desenvolvimento de mais spin-offs, startups e empresas de base tecnológica, marcando, de forma decisiva, o crescimento do número de empresas residentes”. Ele também traz, segundo a professora Adriana, “a possibilidade de desenvolvimento de novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre as empresas e a UFV, promovendo, assim, a inovação tecnológica em benefício da qualidade de vida das pessoas e, particularmente, o desenvolvimento sustentável, pela criação de empregos e renda de qualidade para Viçosa e região”.

Divulgação Institucional