Institucional

Todos os campi

Universidade fará pesquisas de solos ricos em carbono na região Ártica

13/11/2023

Montanhas rochosas cobertas por neve. Ao redor, campo coberto por vegetação rasteira marrom e uma represa.

A UFV é referência em pesquisas com solos gelados (criosolos)

Depois de 25 anos de experiências na Antártica, pesquisadores do Departamento de Solos da UFV irão estudar também os solos na região Ártica, localizada no extremo norte do planeta. O projeto pioneiro prevê estudos de solos ricos em carbono na Groelândia e na Islândia, comparando-os com a mesma latitude na Antártica (80 graus ao norte e a sul).

Os estudos envolvendo os dois polos da Terra são pioneiros do Brasil e serão realizados por pesquisadores da Rede de Pesquisas Polares (Terrantar), coordenada pelos professores Márcio Rocha Francelino e Carlos Ernesto Schaefer, do Departamento de Solos. A equipe pretende ainda estender as pesquisas para os últimos campos de gelo das cabeceiras das bacias dos rios Amazonas e Madeira.

As pesquisas serão possíveis, porque a UFV acaba de renovar o projeto da Terrantar, no Programa Antártico Brasileiro. O projeto conta com apoio de instituições brasileiras e internacionais e será financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.

Nos 25 anos ininterruptos de pesquisas na Antártica, os pesquisadores da Universidade instalaram 28 sítios de monitoramento da temperatura e umidade do solo, que formam, atualmente, a maior rede mundial de monitoramento em alta montanha nos Andes e Antártica Marítima.

Divulgação Institucional