Institucional
Todos os campi
26/10/2023
Na coleção, há paisagens, personagens e acontecimentos da instituição
A equipe do Arquivo Central e Histórico da UFV, em parceria com o Departamento de História, retomou, em 2023, as atividades de extensão que, de 2014 a 2017, possibilitaram a conservação preventiva do acervo de fotos herdado do jornalista e fotógrafo José Paulo Martins (1952-2013), que ficava na antiga Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade.
Graças a essa retomada, foi realizada uma triagem para elencar as principais imagens de cada evento registrado, digitalizá-las e tratá-las sem comprometer a autenticidade dos itens. Mais de 90% do acervo já foi digitalizado e integra a Coleção de Fotografias José Paulo Martins, que está disponível na plataforma AtoM de descrição, difusão e acesso de documentos históricos da UFV. O lançamento da coleção aconteceu esta semana, quando se comemora o Dia do Servidor Público, como uma homenagem do Arquivo ao jornalista, que, por mais de 30 anos, atuou na UFV.
Durante esse período, José Paulo registrou a instituição - com textos e imagens – sob variados ângulos. Os registros fotográficos produzidos ou acumulados por ele retratam o cotidiano da Universidade da década de 1970 até o ano de sua aposentadoria, em 2012. São paisagens, personagens e acontecimentos da Universidade.
Conservar e digitalizar este acervo possibilitam que ele seja compartilhado com a comunidade, garantindo o acesso a um rico material sobre a UFV e contribuindo para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Muitas de suas imagens, por exemplo, já foram objeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Coleção José Paulo Martins: O Olhar do Fotógrafo e sua Narrativa (1981–2012), defendido, em 2018, no Departamento de História.
A Coleção de Fotografias José Paulo Martins pode ser acessada pelo link atom.ufv.br. Vale destacar a participação na conservação do acervo dos servidores aposentados Maria do Carmo Araújo e Gustavo Sabioni, e também as imagens do fotógrafo Paulo Pereira Santiago, guardadas por José Paulo. Santiago atuou na UFV entre 1980 e 1999, quando faleceu.
O Arquivo Central e Histórico da UFV está localizado na Vila Giannetti, no campus Viçosa, na casa nº 10.
Divulgação Institucional
As fotos estão disponíveis na plataforma AtoM
Institucional
Inscrições pela internet para 95ª Semana do Fazendeiro terminam nesta segunda-feira
04/07/2025
Institucional
Simpósio de Integração Acadêmica recebe submissões de resumos de trabalhos
04/07/2025
Institucional
Programa Genon está com últimas vagas abertas para acompanhamento gratuito de jovens e adultos com excesso de peso
02/07/2025
Institucional
UFV é sede de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Agricultura de Montanha no Brasil
03/07/2025
Inscrições pela internet para 95ª Semana do Fazendeiro terminam nesta segunda-feira
04/07/2025
Simpósio de Integração Acadêmica recebe submissões de resumos de trabalhos
04/07/2025
Programa Genon está com últimas vagas abertas para acompanhamento gratuito de jovens e adultos com excesso de peso
02/07/2025
UFV é sede de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Agricultura de Montanha no Brasil
03/07/2025
UFV tem primeiro trabalho de conclusão de curso defendido por estudante cego
02/07/2025