Todos os campi

Arquivo Histórico disponibiliza mais de mil itens da Coleção de Fotografias José Paulo Martins

26/10/2023

Na coleção, há paisagens, personagens e acontecimentos da instituição

A equipe do Arquivo Central e Histórico da UFV, em parceria com o Departamento de História, retomou, em 2023, as atividades de extensão que, de 2014 a 2017, possibilitaram a conservação preventiva do acervo de fotos herdado do jornalista e fotógrafo José Paulo Martins (1952-2013), que ficava na antiga Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade.

Graças a essa retomada, foi realizada uma triagem para elencar as principais imagens de cada evento registrado, digitalizá-las e tratá-las sem comprometer a autenticidade dos itens. Mais de 90% do acervo já foi digitalizado e integra a Coleção de Fotografias José Paulo Martins, que está disponível na plataforma AtoM de descrição, difusão e acesso de documentos históricos da UFV. O lançamento da coleção aconteceu esta semana, quando se comemora o Dia do Servidor Público, como uma homenagem do Arquivo ao jornalista, que, por mais de 30 anos, atuou na UFV.

Durante esse período, José Paulo registrou a instituição - com textos e imagens – sob variados ângulos. Os registros fotográficos produzidos ou acumulados por ele retratam o cotidiano da Universidade da década de 1970 até o ano de sua aposentadoria, em 2012. São paisagens, personagens e acontecimentos da Universidade.

Conservar e digitalizar este acervo possibilitam que ele seja compartilhado com a comunidade, garantindo o acesso a um rico material sobre a UFV e contribuindo para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Muitas de suas imagens, por exemplo, já foram objeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Coleção José Paulo Martins: O Olhar do Fotógrafo e sua Narrativa (1981–2012), defendido, em 2018, no Departamento de História.

A Coleção de Fotografias José Paulo Martins pode ser acessada pelo link atom.ufv.br. Vale destacar a participação na conservação do acervo dos servidores aposentados Maria do Carmo Araújo e Gustavo Sabioni, e também as imagens do fotógrafo Paulo Pereira Santiago, guardadas por José Paulo. Santiago atuou na UFV entre 1980 e 1999, quando faleceu.

O Arquivo Central e Histórico da UFV está localizado na Vila Giannetti, no campus Viçosa, na casa nº 10.

As fotos estão disponíveis na plataforma AtoM