Institucional

Campus Viçosa

Acervo do Museu de Zoologia recebe esqueletos de golfinhos e botos

11/10/2023

Foto de Guilherme em uma sala com ladrilhos brancos. Ele segura, sorridente, uma grande caixa com ossos variados.

O curador da coleção de mamíferos, Guilherme Garbino, com parte do material doado

O Museu de Zoologia João Moojen (MZUFV), do Departamento de Biologia Animal (DBA), recebeu, na última semana, 21 esqueletos completos de boto-cinza e golfinho-nariz-de-garrafa e seis barbatanas de baleia-jubarte provenientes da Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro.

Os materiais são de animais encontrados mortos na praia, que foram doados pelo coordenador do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos, Salvatore Siciliano, e pela veterinária do Instituto BW para a Conservação e Medicina da Fauna Marinha Paula Baldassin. Seu transporte e coleta foram devidamente autorizados pelos órgãos federais e estaduais competentes.

De acordo com o professor do DBA e curador da coleção de mamíferos do MZUFV, Guilherme Garbino, o “material tem inestimável valor científico e de educação ambiental”. Os esqueletos serão tombados na coleção de mamíferos do Museu, onde servirá de base para estudos científicos, e parte dele será ainda utilizado em aulas práticas de zoologia

As peças zoológicas integrarão as mais de 20 mil da coleção do MZUFV, cujo acervo inclui fósseis, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, em sua maioria coletados na região de Viçosa e no estado de Minas Gerais.

Elas poderão ser visitadas nas exposições abertas ao público e com entrada gratuita do Museu, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Vila Giannetti, casa 32, campus Viçosa. Para visitações planejadas com monitores e de grupos escolares, é necessário o agendamento prévio pelo e-mail museudezoologia@ufv.br.

Divulgação Institucional