Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários incentiva qualificação de grupos terapêuticos

26/09/2023

Os encontros acontecerão de setembro a dezembro

Como parte das atividades da Comissão de Saúde Mental na UFV, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários iniciou uma capacitação sobre grupos terapêuticos na última semana. A iniciativa, destinada a psicólogos, assistentes sociais e médicos da área de Família e Comunidade da Universidade, acontecerá até dezembro, com o objetivo de possibilitar a otimização das atividades de grupos terapêuticos à comunidade universitária.

Segundo a chefe da Divisão Psicossocial (DVP), Débora Carvalho Ferreira, promover esse tipo de capacitação é muito importante, já que grupos terapêuticos podem trazer diversos benefícios, como: aprendizagem colaborativa, desenvolvimento de habilidades interpessoais, elaboração de estratégias de enfrentamento e resiliência e construção de um ambiente mais saudável para o aprendizado.

Serão seis encontros, ministrados pelo psicólogo e professor da Univiçosa André Alves, que contarão com aulas expositivas e interativas, metodologia ativa, vivências e atividades em grupo. A expectativa é que os profissionais atendidos aprimorem, dentre outros aspectos, a capacidade de identificar demandas e propor intervenções em grupo, as habilidades de comunicação e intervenção em grupos, a empatia e capacidade de escuta, as estratégias de flexibilidade e adaptação diante dos conflitos.

Vale lembrar que a DVP está com inscrições abertas para o grupo terapêutico Desenvolver-se, que terá início no dia 28 de setembro. Oferecido a estudantes, ele tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais. Todos os detalhes estão disponíveis no Instagram da DVP.