Todos os campi

Trabalho da Bioquímica conquista primeiro lugar em Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional

11/09/2023

Um trabalho de estudantes do bacharelado em Bioquímica da UFV conquistou a primeira colocação entre os 39 apresentados na 18ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), ocorrida na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O evento, realizado de 29 a 31 de agosto, reuniu 270 universitários, bem como professores civis e militares de todo o Brasil, para aprofundar os estudos e reflexões relacionados à defesa do país. A premiação aconteceu na cerimônia de encerramento

O artigo premiado tem como título Laboratório Nacional de Máxima Contenção Biológica (NB4): Um Estudo das Prioridades de Uso Conforme os Interesses da Defesa. Seus autores são os estudantes Allan de Carvalho Araújo, Ana Karolina Ferreira Araújo, Maria Eduarda Pizzatto Nogueira, Maxwell Petrato Caixeiro e Olivia Géraldine Audrey Avome Nguema. Neste trabalho, eles foram conduzidos pelo doutorando no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada Luiz Eduardo de Azevedo Ramos, sob a orientação do professor Cláudio Mafra, coordenador do projeto Gestão e Governança em Biossegurança no âmbito do edital Procad-Defesa (Capes – Ministério da Defesa).

Membros da equipe vencedora lado a lado de pé, segurando seus certificados, que estao dentro de pastas azuis, em frente ao corpo.

Para os estudantes, a participação no Congresso foi uma experiência bastante positiva. Ana Karolina, por exemplo, se sente “muito feliz e honrada pela oportunidade de apresentar um pouco como a bioquímica pode contribuir mais com a defesa”. Com “a sensação de dever cumprido”, ela avalia que “ganhar, junto à equipe, a premiação de melhor artigo possibilita à sociedade pensar mais no papel e na importância da ciência, já que estamos atrelados diretamente ao desenvolvimento de estratégias de segurança e defesa”.

O estudante Maxwell considera que a equipe representou a UFV “com orgulho, trazendo a melhor versão da ciência à tona, e, como retribuição, não apenas o prêmio, mas o respeito”. Segundo ele, “o reconhecimento de vários olhares e perguntas sobre o trabalho mostraram a empatia de todos, permitindo a sensação de dever cumprido com os valores da Universidade Federal de Viçosa”.

A 18ª edição do Congresso foi uma realização da Escola Superior de Defesa, em parceria com a Academia da Força Aérea.