UFV será credenciada para receber cadáveres não reclamados para ensino na área de saúde

11/09/2023

Demetrius e demais autoridades presentes à reunião, de pé lado a lado em frente a uma grande parede de vidro.

A reunião ocorreu na sede da Polícia Civil de Minas Gerais

O reitor Demetrius David da Silva participou, na semana passada, de uma reunião, em Belo Horizonte, com a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada Letícia Gamboge Reis. O objetivo foi finalizar as tratativas da assinatura de um termo de credenciamento da UFV que visa ao recebimento de cadáveres não reclamados no estado para a utilização didática e científica em cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB). Os corpos humanos serão utilizados nos laboratórios didáticos da Universidade.

Embora haja softwares e modelos anatômicos para o ensino de anatomia, por exemplo, o estudo em corpos humanos é um diferencial na formação em saúde e uma oportunidade para o desenvolvimento do estudante em diversas áreas do conhecimento, especialmente para habilidades clínicas e cirúrgicas. A obtenção dos corpos, contudo, é um problema que afeta diversas instituições que precisam deles para o ensino e a pesquisa. O único cadáver utilizado para fins de ensino no Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV foi obtido em 2016.

No início de agosto, com apoio do deputado estadual Roberto Andrade e do delegado regional de Viçosa, José Donizette Teixeira, o reitor pleiteou um novo cadastramento junto à Polícia Técnica do Estado de Minas e, a partir de agora, a UFV estará apta a receber novos cadáveres.