Inaugurada nova sede do Centro de Pesquisas em Eletrônica de Potência e Energias Renováveis

06/09/2023

Prédio branco pequeno, de um andar e várias janelas quadriculadas ao redor, cercado por pequena área gramada.

Gesep está localizado entre o Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental e o Laticínios Escola

O Centro de Pesquisas em Eletrônica de Potência e Energias Renováveis da UFV (Gesep) conta com uma nova sede, inaugurada nesta quarta-feira (6), no campus Viçosa. Nela serão realizadas todas as ações do Centro, como pesquisas, consultorias e atividades de formação profissional para estudantes do curso de graduação em Engenharia Elétrica.

Durante a inauguração, o coordenador do Gesep, Heverton Pereira, falou sobre a trajetória e crescimento do Centro, que teve início em uma sala pequena há 13 anos, de forma amadora, e que foi se profissionalizando, a partir do trabalho em equipe, com a participação de estudantes. Para exemplificar o avanço do Gesep, ele destacou que o primeiro artigo científico demorou quatro anos para ser publicado, enquanto somente neste ano já foram dez. Heverton agradeceu também todo o apoio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) e da administração superior da UFV para transformar o sonho da nova instalação em realidade.

O chefe do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), Mauro de Oliveira Prates, e a diretora do CCE, Danielle Dias Martins, parabenizaram toda a equipe do Centro e desejaram que a nova sede possibilite ainda mais avanços a essa trajetória tão bem-sucedida. O retrospecto sobre os desafios das etapas da obra, muitos deles enfrentados durante a pandemia de covid-19, foi feito pelo pró-reitor de Administração Leonardo de Assis Vidigal. Ele destacou que, apesar das dificuldades, o resultado final foi muito positivo pela qualidade entregue, com custo baixo e eficiente, já que o valor total da obra foi de R$ 725 mil em um espaço de 200 m².

Demetrius e demais autoridaes posam junto à placa inaugural do Centro de Pesquisas, apoiada numa placa de energia solar. Da esq. à dir., Leonardo, Demetrius, Danielle, Mauro e Heverton

Para o reitor Demetrius David da Silva, a inauguração representa o reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido pelo Gesep. Ele agradeceu a toda equipe da Pró-Reitoria de Administração pelo engajamento e comprometimento, possibilitando mais uma vez a entrega de uma nova instalação “com o padrão UFV de qualidade”, mesmo diante de todas os desafios enfrentados. O reitor desejou ainda que o novo espaço possibilite ao Gesep o desenvolvimento de cada vez mais ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

Sobre o Gesep
Vinculado ao DEL, o Gesep conta com uma equipe composta por professores que são ex-alunos da UFV e estudantes de graduação do curso de Engenharia Elétrica da UFV e de pós-graduação de instituições parceiras. Atualmente, o Centro de Pesquisa é organizado em três áreas: MMC team, focado em conversores modulares multinível e suas aplicações; Reliability team, voltado para análise de confiabilidade de conversores eletrônicos, e Photovoltaic team, destinado ao desenvolvimento de equipamentos para sistemas fotovoltaicos isolados e conectados na rede elétrica e o aplicativo Estimate para celular. Dentre os serviços oferecidos, está a parceria com o CCE para a manutenção de equipamentos de departamentos da Universidade.

Interior de um grande galpão com várias pessoas em pé ao redor de uma mesa ao centro com equipamentos sobre ela. Pequena sala de aula com janelas quadriculadas e cadeiras azuis. No canto direito da foto, uma mesa marrom.

O Gesep tem também os seguintes parceiros: Laboratório de Conversão e Controle de Energia da Universidade Federal de Minas Gerais; Laboratório de Eletrônica de Potência, Acionamentos e Controle de Processos Industriais do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Department of Energy Tecnology da Aalborg University (Dinamarca) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fotos: Emily Christine da Silva, estagiária