Todos os campi

Reitor participa de reunião no Alto Comando da PM de Minas e reivindica implantação de batalhão em Viçosa

01/09/2023

A segurança pública em Viçosa e região e a urgência da implantação de um batalhão da Polícia Militar na cidade estiveram em discussão, nessa quinta-feira (31), em uma reunião, em Belo Horizonte, que contou com a participação do reitor Demetrius David da Silva. A reunião aconteceu no Alto Comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) com o coronel Lázaro Tavares de Melo Silva, chefe da Assessoria de Relações Institucionais da PM.

A participação do reitor foi um convite do juiz de Direito Elias Obeid, que integra a Fundação Libanesa de Minas Gerais (Fuliban). Viçosense e ex-aluno da UFV, Elias sempre foi um grande defensor da criação de um batalhão da PM na cidade e também um dos responsáveis pela interação da Fuliban com o município. Foi, inclusive, a Fundação que solicitou a reunião no Alto Comando da PM, por intermédio do deputado estadual Zé Laviola.

Demetrius e demais autoridades posam para a foto de pé em frente a uma grande parede de vidro com o escudo da PM.

A reivindicação foi formalizada em um ofício entregue pelo reitor ao coronel. No documento, o professor Demetrius lembra que Viçosa é a única cidade de Minas Gerais com uma universidade federal que não conta com um batalhão da PM. A segurança no município é feita pela 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, uma subunidade administrativa da corporação. Ele também justifica a instalação do batalhão pelos índices de criminalidade de Viçosa e pela peculiaridade de sua população, formada por uma parcela considerável de jovens, boa parte deles vinda de outros municípios, atraída pelos cursos superiores da UFV e de outras instituições de ensino.

A instalação de um batalhão da PM no município representaria, a médio prazo, na avaliação do reitor, um ganho de logística e de recursos humanos, gerando maior capacidade e eficiência operacional, bem como representatividade institucional da PMMG na região. Durante a conversa com o coronel Lázaro, também foi discutida a possibilidade de instalação de Bases Comunitárias de Segurança em Viçosa.

A reunião desta quinta-feira contou ainda com as presenças do presidente e da vice-presidente da Fuliban, respectivamente, Frederico Aburachid (à esq. na foto) e Jacqueline Bacha, do juiz Elias Obeid (2º da esq. para dir.) e da assessora do deputado Zé Laviola, Priscilla Lira (ao lado do reitor). Durante o encontro, ficou acordada uma nova reunião, em um mês, e a visita do comandante geral da PM ao campus Viçosa da UFV.

Foto: Divulgação Fuliban