UFV recebe moção da Câmara Municipal de Viçosa

30/08/2023

Demetrius e Rejane posam para foto, segurando os certificados de homenagem em frente ao corpo. Marcos está entre os dois.

Da esq. à dir., Demetrius David da Silva, Marcos Fialho e Rejane Nascentes

O reitor Demetrius David da Silva e a vice-reitora Rejane Nascentes receberam a Moção de Congratulação 023/2023 da Câmara Municipal de Viçosa pela trajetória de 97 anos da UFV. A homenagem, de autoria do vereador Marcos Roberto Fialho, foi aprovada por todos os vereadores e entregue durante reunião da Câmara, realizada na noite dessa terça-feira (29).

Marcos Fialho, que é também ex-aluno da UFV, destacou a importância da Universidade para o desenvolvimento de Viçosa, região e de toda a sociedade. Ele elogiou ainda a disposição, empenho e colaboração do reitor e da vice-reitora com o município durante suas gestões.

O reitor da UFV agradeceu a todos os vereadores pela homenagem de “muito valor para a Universidade que se orgulha de fazer parte da história de Viçosa”. Ele lembrou que o município completará 152 anos, dos quais em 101 deles a UFV tem feito parte, já que a pedra fundamental para a sua criação foi lançada em fevereiro de 1922, "quando o presidente Arthur Bernardes fez o que de melhor poderia ter feito pela sua cidade natal: idealizar a criação da Universidade, que hoje é um patrimônio não só de Viçosa, como de Minas Gerais e do Brasil, e que contribui tanto para o município".

O texto da moção de Marcos Fialho, assinado pelo vereadores Marco Antônio Evangelista Cardoso, Rogério Fontes e Jamille Gomes, pode ser conferido abaixo:

A Câmara Municipal vem expressar seu mais sincero reconhecimento e congratulações à UFV nos seus 97 anos de existência e dedicação à educação, pesquisa e ao desenvolvimento. Fundada em 1926, a UFV se ergue como uma verdadeira instituição de referência em nosso país e tem desempenhado papel fundamental na formação de gerações de estudantes, na promoção da pesquisa científica e tecnológica e no fortalecimento da cultura e do conhecimento.

Ao longo de quase um século, a UFV tem moldado mentes, incentivado o pensamento crítico e abraçado o desenvolvimento como uma missão intrínseca e tem sido pioneira em diversas áreas do saber, contribuindo de maneira significativa para o avanço do ensino superior e da produção acadêmica. Através de suas atividades e programas de extensão, a UFV tem estabelecido laços profundos com a comunidade local, regional e internacional, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências que enriquecem o ambiente educacional e cultural em nosso município.

A excelência acadêmica, a dedicação à busca de conhecimento e inovação têm sido os pilares que sustentam a notável jornada da UFV. Além de seu impacto no âmbito educacional, a Universidade tem sido uma força propulsora no desenvolvimento econômico e social de nossa região, gerando oportunidades, fomentando pesquisas relevantes e capacitando indivíduos a se tornarem líderes em suas áreas.

Neste momento especial, em que a UFV completa 97 anos, é com grande orgulho que a Câmara Municipal de Viçosa deseja transmitir os mais sinceros parabéns à UFV, sua equipe de educadores dedicados, funcionários incansáveis e estudantes empenhados pela trajetória de sucesso, compromisso e dedicação da Universidade em prol da educação e do desenvolvimento humano.”