Cerca de 650 formandos celebram graduação no campus Viçosa

04/08/2023

Foto de vários formandos, todos de pé, usando beca preta com faixa azul e segurando os capelos acima da cabeça. O término da graduação e o início de um novo ciclo foram vivenciados por cerca de 650 formandos, de mais de 50 cursos, na noite de sexta-feira (4). Na Sessão Solene de Colação de Grau, realizada no Espaço Multiuso, do campus Viçosa, novos profissionais dos quatro centros de ciências da UFV – Agrárias (CCA), Biológicas e da Saúde (CCB), Exatas e Tecnológicas (CCE) e Humanas, Letras e Artes (CCH) - tiveram suas conquistas prestigiadas por familiares, amigos e servidores da Universidade.

O misto de sensações experimentadas durante a graduação foi lembrado pela oradora Maria Luíza de Lima Campos, do curso de Direito. Ela recordou que desde a matrícula foi possível perceber a extensão física e intelectual da Universidade, “diferente de tudo aquilo que até então conhecíamos”, e onde “vivenciamos períodos de adaptações, dificuldades, saudades e tristeza, mas também adquirimos conhecimentos, fizemos amizades e vivemos novas experiências”.

Foto de Maria Luíza, mulher jovem, parda, cabelos pretos longos e ondulados e batom vermelho escuro, durante sua fala. Maria Luíza ressaltou que “ser UFV é uma permanente vitória”. Prova disso é a construção do discurso da turma com o formando Daniel Jesus Gonçalves dos Reis, o primeiro estudante surdo a se graduar no CCE, no curso de Engenharia Civil, que manifestou gratidão a seus familiares, docentes, amigos e aos intérpretes e tradutores pelo auxílio "desde o início nessa árdua caminhada, em que os desafios foram gigantes", assim como a vontade de superá-los.

O reitor Demetrius David da Silva parabenizou a todos os formandos pela realização alcançada e recomendou que os novos profissionais levem os bons aprendizados da UFV, instituição que será sempre um exemplo vivo e comprovado de uma universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, que escreve uma história de completa dedicação à educação, na qual "exemplos de esforço e dedicação se apresentam nas aulas, nas atividades de pesquisa, de extensão, de inovação tecnológica e administrativas".

Foto do momento em que o reitor cumprimenta uma das formandas. Ambos se olham e sorriem. A vice-reitora observa e sorri.

Homenageados da noite

A noite foi ainda mais repleta de significado para Otávio Dias e Suely Maria Rodrigues Dias, respectivamente, pai e mãe da formanda em Educação Física Taís Rodrigues Dias, de quem receberam uma placa simbólica como forma de homenagear todos os pais dos graduandos. Também foi entregue uma placa de homenageado geral da turma para José Antônio Fonseca, funcionário do Restaurante Multiuso da UFV.

A formanda Taís e seus pais Suely e Otávio, segurando juntos a placa de homenagem aos pais. Devido à excelência obtida durante seus cursos de graduação, 36 formandos conquistaram as medalhas Presidente Bernardes, sendo 32 de prata e quatro de ouro aos formandos do CCA, CCB, CCE e CCH, respectivamente: Vanessa Rodrigues de Amorim Knupp, do curso de Agronomia;  Igor Rodrigues Mendes, do curso Medicina; Matheus Aguilar de Oliveira, do curso de Ciência da Computação; Tamara Cristina Viana Miranda, do curso de Pedagogia.

Todos os momentos contaram com transmissão ao vivo e a gravação continua disponível pelo Youtube. As fotografias da noite podem ser conferidas pelo link photos.app.goo.gl/ZiXu5Sj93BUoy9CVA.

Vale lembrar que na próxima quinta-feira (10) será a vez do campus Florestal realizar a Colação de Grau dos seus formandos, enquanto na sexta-feira (11) a solenidade acontecerá no campus Rio Paranaíba.

Fotos: Daniel Sotto Maior