Todos os campi

UFV assina acordo para dupla titulação com universidade espanhola

07/08/2023

Foto da fachada de um prédio de 4 andares, em cinza e bege, com grandes janelas em vidro e alumínio.

O PPGCN é vinculado ao Departamento de Nutrição e Saúde

O reitor Demetrius David da Silva e a reitora da universidade espanhola de Navarra (UNAV), Paloma Grau, assinaram, em julho, um acordo de colaboração para cotutela. O acordo envolve o Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Fisiologia e Saúde da Universidad de Navarra e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição (PPGCN) da UFV. Por meio dele, doutorandos dos dois programas, que realizarem mobilidade entre as instituições, poderão obter dupla titulação. Para isso, deverão atender aos requisitos estabelecidos nas duas universidades. Um deles é ter um orientador brasileiro e um orientador espanhol, representando seus respectivos programas.

O acordo é o primeiro da UFV assinado entre programas de pós-graduação; as outras possibilidades de cotutela existentes ou em andamento na instituição estão relacionadas a laboratórios ou grupos de pesquisa específicos. Esse com a Universidad de Navarra é fruto de uma missão de trabalho realizada pela professora Helen Hermana Miranda Hermsdorff, do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da UFV. Em 2022, ela esteve na UNAV para estabelecer novas parcerias em projetos de pesquisa. E também para realizar reuniões administrativas que viabilizassem o processo de implantação do acordo de cooperação internacional entre as instituições, incluindo possibilidade de intercâmbio de alunos, publicações, aulas e futuros estudos sobre os efeitos dos alimentos nas vias metabólicas, inflamatórias e oxidativas e intestinais.

As professoras Helen Hermana e Diana Ansorena, da Facultad de Farmacia da UNAV, foram designadas como as coordenadoras responsáveis pela execução do acordo nos próximos cinco anos, prorrogável, conforme o interesse das instituições. Vale ressaltar que a professora Helen também coordena o projeto Access, processing and chemical-nutritional characterization of foods and their effects on metabolic, inflammatory and oxidative control and on the intestinal microbiota, tema Food Safety and Quality, no Programa de Internacionalização da UFV Capes/PrInt. Inclusive é pelo Capes/PrInt–UFV que a primeira doutoranda do PPGCN já iniciou os procedimentos para a cotutela com dupla titulação UFV-UNAV. O seu processo de admissão na universidade espanhola já foi realizado e a previsão de defesa é fevereiro de 2026.

A professora do DNS considera o acordo um importante indicador de internacionalização do PPGCN - nota 7 pela avaliação da Capes no último quadriênio -, que contribuirá ainda mais com a excelência da pesquisa em ciência da nutrição.