Professora da UFV é homenageada com nome de nova espécie de palmeira

27/07/2023

A professora Aristéa Alves Azevedo, do Departamento de Biologia Vegetal, foi homenageada com a mais nova espécie descrita para a família de Arecaceae no Brasil: Syagrus aristeae B.F.Sant’Anna-Santos. Descoberta na Serra do Cabral (MG), em 2015, a nova espécie de Palmeira foi descrita no artigo A new rupicolous palm from the campos rupestres, Minas Gerais, publicado, neste mês, no periódico Edinburgh Journal of Botany.

Duas fotos. A da esquerda mostra a profa. Aristéa num campo com vegetação baixa. A da direita mostra a planta Aristea. Aristéa em pesquisa de campo e foto da inflorescência da nova espécie descrita, Syagrus aristeae

Segundo o primeiro autor do artigo, Bruno Francisco Sant’Anna dos Santos, que é ex-aluno da UFV e atualmente professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a descoberta teve grande suporte na Anatomia Vegetal. Orientado pela professora Aristéa durante o seu doutorado, Bruno ressaltou que a pesquisadora é uma referência em ensino e reconhecida pelas diferentes aplicações da Anatomia Vegetal, tendo formado profissionais que atuam nas mais diferentes áreas da Botânica, dentre elas em estudos relacionados à conservação de ambientes como os campos rupestres mineiros, habitat de Syagrus aristeae.