Institucional
Todos os campi
25/07/2023
Um acordo de cooperação técnica celebrado, nesta terça-feira (25), entre a UFV e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reforça a importância do papel da universidade pública para a sociedade. O acordo, assinado pelo reitor Demetrius David da Silva e o secretário da Seapa, Thales Almeida Pereira Fernandes, prevê a criação do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos Apícolas, cujo principal objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da apicultura em Minas Gerais. À frente de sua coordenação estará o professor Emille Bernardino de Almeida Prata, chefe do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) e também coordenador do Laboratório de Análise de Produtos Alimentícios (Lapa).
Vinculado ao DTA, esse laboratório dispõe de equipamentos que possibilitam a prestação de serviços em análises físico-químicas e microbiológicas em diferentes alimentos. Esta expertise foi fundamental para o fechamento da parceria com a UFV que, dentre outras ações, pretende estabelecer laboratórios públicos de referência para o controle de qualidade e certificação de produtos da apicultura e para diagnóstico de enfermidades das abelhas. O acordo ainda tem como proposta promover treinamentos e capacitações direcionados aos atores da cadeia produtiva dos produtos apícolas e também eventos para a divulgação científica e a promoção de diálogo entre pesquisadores e produtores.
Conforme previsto no próprio nome do Núcleo coordenado pelo professor Emille (à esquerda na foto abaixo), mais do que a análise e a certificação da qualidade dos produtos, o acordo com a Secretaria envolverá ações relacionadas ao desenvolvimento e à inovação da cadeia apícola. Isso permitirá que outros departamentos da Universidade também participem. Segundo o professor, a parceria com a Seapa vai possibilitar uma confluência do capital humano e tecnológico que se tem na Universidade e abrir um espaço de atividades integradas de ensino, pesquisa e, principalmente, extensão. “É uma honra poder contribuir nesta parceria com a Seapa para o desenvolvimento de um setor que tem grande importância para a balança comercial de Minas, para a agricultura familiar e para a agroecologia”.
Conforme divulgado pela Seapa, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) estima que a produção de mel no estado seja de 6,1 mil toneladas por ano, o que corresponde a 12% do total nacional. A atividade gera 42 mil empregos diretos e indiretos em Minas, sendo 7,9 mil apicultores.
Na condição de ex-aluno da UFV, o secretário Thales Almeida Pereira Fernandes também se disse honrado com a assinatura do acordo. Ele lembrou que a análise laboratorial é um dos grandes gargalos que se tem com os produtos de maior valor agregado, como mel, queijo, cachaça, azeite e vinho, para a comprovação da qualidade exigida para exportação. Por isso, considera fundamental a parceria com a UFV: “termos laboratórios que possam nos mostrar a qualidade do produto em Minas, dentro das análises microbiológicas, físico-químicas e organolépticas, é fundamental”. E completou: “esta parceria tem que se estender para que continuemos trabalhando com este propósito em outras cadeias produtivas”. Em sua opinião, trata-se de um passo importante para trazer pequenos produtores para o mercado formal. “Isso gera renda, gera emprego, gera dignidade para o apicultor. É a universidade cumprindo o seu papel”.
O reitor da UFV também ressaltou a importância do acordo, assinado em um dos momentos mais oportunos, em sua opinião, durante a Semana do Fazendeiro. Para ele, os laboratórios que visam ao controle de qualidade e à certificação vão permitir que os produtos da apicultura cheguem a mercados ainda não alcançados. Trata-se, em sua avaliação, de uma visão estratégica da Seapa que vai não só melhorar as condições de vida dos produtores, mas também do meio ambiente. “A gente fica feliz de a Seapa ser nossa parceira”.
Durante a assinatura do acordo, que aconteceu no Salão Nobre do campus Viçosa, participaram pró-reitores, diretores de centros e também a secretária executiva do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa), Cristina Fontes.
Divulgação Institucional
Esporte
Desempenho de equipes da Luve em Jogos Universitários de Minas Gerais garante participação em campeonato nacional
08/05/2025
Institucional
Pró-reitorias recebem indicações de candidatos às Medalhas de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino, Pesquisa e Extensão
08/05/2025
Institucional
Pesquisas da UFV são destaque no programa Globo Repórter desta sexta-feira
08/05/2025
Institucional
Novo decreto do governo federal agrava situação orçamentária das Ifes
08/05/2025
Pró-reitorias recebem indicações de candidatos às Medalhas de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino, Pesquisa e Extensão
08/05/2025
Pesquisas da UFV são destaque no programa Globo Repórter desta sexta-feira
08/05/2025
Novo decreto do governo federal agrava situação orçamentária das Ifes
08/05/2025
Campus Florestal encerra 8ª Feira de Empreendedorismo nesta quinta-feira
07/05/2025
Campus de Rio Paranaíba divulga programação do III Semear
06/05/2025