Institucional
Todos os campi
27/06/2023
O auditório da Biblioteca Central da UFV ficou lotado de professores, ex-professores, estudantes, funcionários da ativa e aposentados para celebrar os 50 anos do curso de Pedagogia da UFV na noite desta segunda-feira (26). O evento contou ainda com a presença do reitor Demetrius David da Silva, da vice-reitora Rejane Nascentes e da pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim.
Para a coordenadora do curso, Maísa Oliveira, o evento celebra todas as pessoas que ajudaram a construir a história do curso de Pedagogia, ao mesmo tempo em que mostra à comunidade a importância dele para a formação dos professores e para o ensino.
O chefe do Departamento de Educação, Arthur Meucci e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Alvanize Fernandes Ferenc lembraram ex-professores e servidores que estavam presentes e as conquistas do curso que já formou mais de 2 mil profissionais nestes 50 anos. Alvanize também destacou a importância da Revista Educação em Perspectiva, editada pelo Programa e que atualmente tem ótima avaliação para publicações na área.
Para a pró-reitora de Ensino que é também professora do Departamento de Educação, o curso de Pedagogia, em uma universidade pública e inclusiva como a UFV, criou oportunidades para muitas pessoas em vulnerabilidade social mudarem suas vidas por meio da formação acadêmica. Cristiane Baquim e os demais participantes da mesa de abertura falaram ainda sobre a importância do reconhecimento das licenciaturas para alunos e para a vocação da UFV. Tema também ressaltado pela representante do Centro Acadêmico de Pedagogia, Gabrielle Marcelino da Cruz.
O reitor da UFV lembrou que a professora Cristiane Baquim é a primeira pró-reitora de Ensino a ter formação em Educação, o que representa o reconhecimento da área para a atual gestão da Universidade. Ele também enfatizou que, em sua nova gestão, dará ênfase à valorização dos cursos de licenciaturas, à melhoria dos laboratórios didáticos e ao diálogo constante com os coordenadores de cursos para aprimorar ainda mais a qualidade do ensino na UFV.
Durante o evento, o ex-professor Francisco Simonini e as professoras Cristiane Baquim, Esther Giacomini Silva, Rosa Porcaro e Maria do Carmo Couto, compartilharam, com o público, experiências e reflexões sobre a trajetória do Curso e os desafios para o futuro.
Lançamento do e-book
A cerimônia contou ainda com o lançamento do E-Book Pedagogia UFV: 50 anos de memórias e desafios. A obra foi elaborada por diversos autores e registra história e reflexões.
Apresentação do coral da UFV durante a cerimônia
Divulgação Institucional
Serviços
Prorrogada exposição Recais no CEE
30/09/2023
Institucional
DSA oferece consultas para prevenção do câncer de mama
30/09/2023
Institucional
Pesquisadores húngaros realizam palestras no campus Viçosa
30/09/2023
Institucional
SIA+ 2023 abre inscrições para minicursos e atividades complementares
30/09/2023
Pesquisadores húngaros realizam palestras no campus Viçosa
30/09/2023
SIA+ 2023 abre inscrições para minicursos e atividades complementares
30/09/2023
DSA oferece consultas para prevenção do câncer de mama
30/09/2023
Artigo de professor é premiado em encontro de pesquisadores em cooperativismo
28/09/2023
Pesquisadores divulgam estudo sobre potencial de bioprodutos à base de microalgas em periódico internacional de destaque
29/09/2023