Todos os campi

Evento celebra os 50 anos do curso de Pedagogia

27/06/2023

O auditório da Biblioteca Central da UFV ficou lotado de professores, ex-professores, estudantes, funcionários da ativa e aposentados para celebrar os 50 anos do curso de Pedagogia da UFV na noite desta segunda-feira (26). O evento contou ainda com a presença do reitor Demetrius David da Silva, da vice-reitora Rejane Nascentes e da pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim.

Auditório azul com quase todas as cadeiras lotadas. Alguns espectadores estão de pé junto à parede do fundo.

Para a coordenadora do curso, Maísa Oliveira, o evento celebra todas as pessoas que ajudaram a construir a história do curso de Pedagogia, ao mesmo tempo em que mostra à comunidade a importância dele para a formação dos professores e para o ensino.

O chefe do Departamento de Educação, Arthur Meucci e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Alvanize Fernandes Ferenc lembraram ex-professores e servidores que estavam presentes e as conquistas do curso que já formou mais de 2 mil profissionais nestes 50 anos. Alvanize também destacou a importância da Revista Educação em Perspectiva, editada pelo Programa e que atualmente tem ótima avaliação para publicações na área.

Para a pró-reitora de Ensino que é também professora do Departamento de Educação, o curso de Pedagogia, em uma universidade pública e inclusiva como a UFV, criou oportunidades para muitas pessoas em vulnerabilidade social mudarem suas vidas por meio da formação acadêmica. Cristiane Baquim e os demais participantes da mesa de abertura falaram ainda sobre a importância do reconhecimento das licenciaturas para alunos e para a vocação da UFV. Tema também ressaltado pela representante do Centro Acadêmico de Pedagogia, Gabrielle Marcelino da Cruz.

Longa mesa azul com os membros da cerimônia de abertura. Em frente a ela, multicolorido arranjo de flores.

O reitor da UFV lembrou que a professora Cristiane Baquim é a primeira pró-reitora de Ensino a ter formação em Educação, o que representa o reconhecimento da área para a atual gestão da Universidade. Ele também enfatizou que, em sua nova gestão, dará ênfase à valorização dos cursos de licenciaturas, à melhoria dos laboratórios didáticos e ao diálogo constante com os coordenadores de cursos para aprimorar ainda mais a qualidade do ensino na UFV.

Durante o evento, Esther, Francisco e Cristiane compõem a primeira mesa da cerimônia. Francisco faz sua fala e segura um papel. o ex-professor Francisco Simonini e as professoras Cristiane Baquim, Esther Giacomini Silva, Rosa Porcaro e Maria do Carmo Couto, compartilharam, com o público, experiências e reflexões sobre a trajetória do Curso e os desafios para o futuro.

Lançamento do e-book

A cerimônia contou ainda com o lançamento do E-Book Pedagogia UFV: 50 anos de memórias e desafios. A obra foi elaborada por diversos autores e registra história e reflexões.

Coralistas enfileirados durante sua apresentação. Estão entre a mesa e a primeira fileira de cadeiras. O maestro Ciro os coordena. Apresentação do coral da UFV durante a cerimônia