Grupo da UFV apresenta diagnóstico para gestão municipal e unidades básicas de saúde de Viçosa

16/06/2023

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde-UFV) elaborou um diagnóstico situacional da atenção primária de seis unidades básicas de saúde (UBS) de Viçosa - Barrinha, Bom Jesus, Cachoeirinha, Centro, Nova Viçosa e Silvestre. O resultado foi apresentado, neste mês, na UBS de Nova Viçosa e para os gestores da Secretaria Municipal de Saúde.

Equipe do PET-Saúde lado a lado para a foto. Atrás deles, telão com apresentação do projeto com o diagnóstico. Apresentação contou com participação do secretário Municipal de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes, a gerente de Redes de Atenção à Saúde, Dévola Pilar de Gouveia Almeida, e a coordenadora da Atenção Primária à Saúde e Práticas Integrativas e Complementares, Gláucia Cristina Machado.

O trabalho é fruto da última edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde-UFV), que teve como eixos temáticos Gestão e Assistência em Saúde. Iniciada em setembro de 2002, ela contou com cinco grupos tutoriais, formados por estudantes de graduação dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição, professores, como tutores, e diversos profissionais da rede municipal de saúde como preceptores

A iniciativa teve como objetivo fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde e a Universidade, além de promover a preparação de futuros profissionais da saúde para a atuação colaborativa.

Um desses grupos tutoriais decidiu desenvolver ações voltadas ao processo de trabalho em saúde com a elaboração de um diagnóstico situacional nas UBS de Viçosa, em um trabalho que englobou usuários, equipe e gestão. As atividades de elaboração, aplicação de questionários e apresentação dos dados obtidos foram realizadas pelos estudantes, sob a supervisão dos preceptores e tutores.

A mesma equipe, após apresentação do diagnóstico na Unidade Básica de Saúde de Nova Viçosa. Equipe durante apresentação na UBS de Nova Viçosa

Atuaram como tutores desse grupo do PET-Saúde os professores Miguel Araujo Carneiro Júnior, do Departamento de Educação Física, e Lindaura Rodrigues Paz, do Departamento de Medicina e Enfermagem. De acordo com Miguel, a iniciativa “proporcionou uma interação importante entre diferentes cursos da área da saúde, permitiu contato direto dos estudantes com usuários, equipes e gestão municipal, além da verificação da realidade das UBS, evidenciando suas potencialidades e desafios”.