Premiação
Campus Viçosa
16/06/2023
O orientador Tiago Mendes e a doutoranda Bianca Reis
O trabalho da doutoranda do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada Bianca Cristina Carvalho Reis foi premiado como melhor pôster da área de Biotecnologia Agrícola na 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). O evento, considerado o principal na área de Bioquímica e Biologia Molecular do país, aconteceu na cidade de Águas de Lindóia (SP), de 3 a 6 de junho.
Intitulado Identification of Genetic Marks by Comparative Genomics and Development of a Molecular Approach Applied to 100% Arabica Premium Coffee Authentication, o trabalho premiado contou com a orientação do professor Tiago Antônio de Oliveira Mendes, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB), e coorientação de Edson Mario de Andrade, pós-doutorando do DBB. Também participam da equipe do projeto a pós-doutoranda Isabel Samila Lima Castro, do DBB, e a pesquisadora Eveline Caixeta Teixeira, da Embrapa-Café.
O pôster apresentado abordou o desenvolvimento de uma técnica rápida e sensível para identificar e quantificar a presença de café robusta ou conilon em cafés rotulados como 100% arábica. O método é baseado na identificação de regiões de DNAs específicos em cada tipo de café e tem uma sensibilidade de verificar adulterações com a adição de 1% ou mais de café de menor qualidade no arábica. De acordo com os pesquisadores, essa tecnologia pode garantir a qualidade de cafés premium consumido no Brasil, bem como atestar a qualidade para exportação, já que o país é o maior produtor e exportador de café do mundo.
O evento da SBBq, em que o trabalho foi premiado, reuniu centenas de pesquisadores e teve participação efetiva da UFV. Além de diversos trabalhos apresentados, a professora Juliana Fietto, do DBB, coordenou o Simpósio Strategies for the study of structure and function of proteins, em que o docente Gustavo Bressan, também do DBB, ministrou a palestra Novel insights for the oncogenic role of serine /arginine protein kinase 2(SRPK2) in melanoma e o ex-aluno da UFV Marcelo Polêto, hoje pesquisador da Virginia Tech University, EUA, proferiu a palestra Active-site electronic properties and conformational dynamics of pet-degrading enzymes. Mais detalhes estão no site do DBB.
Divulgação Institucional
Falecimento
Thais Arruda Pontes Fialho (1999-2025)
19/05/2025
Institucional
Divulgado edital para escolha de representantes da comunidade universitária no Cepe e Consu
20/05/2025
Institucional
Abertas inscrições para processo seletivo de preenchimento de vagas ociosas nos três campi da UFV
19/05/2025
Falecimento
Esmeralda Thomaz Afonso (1928-2025)
19/05/2025
Série de animação desenvolvida por professor da UFV é selecionada para festival internacional
14/05/2025
Pesquisa sobre cooperativas em países de língua portuguesa é premiada em Portugal
03/01/2025
Diretora executiva do tecnoPARQ recebe Digital Transformation Awards
11/12/2024
Projeto de ex-aluno da UFV é premiado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais
03/12/2024
Estudante do CAp-Coluni é medalhista de prata em Olimpíada Ibero-Americana de Biologia
19/09/2024