UFV lança selo para práticas sustentáveis

06/06/2023

Para incentivar o engajamento da comunidade universitária na adoção de boas práticas de sustentabilidade, foi lançado, na manhã desta terça-feira (6), o Selo UFV + Sustentável. A ideia é que ele passe a ser entregue a todos os setores dos três campi da Universidade que alcançarem bons resultados na redução de impactos ambientais, em conjunto com rotinas socialmente mais justas e economicamente eficientes.

Equipe da Diretoria de Meio Ambiente posicionados lado a lado, junto com a vice-reitora Rejane (ao centro).

O novo selo foi apresentado no Salão Nobre, do campus Viçosa, pelo diretor de Meio Ambiente, Ulisses Bifano, e pela engenheira civil da Diretoria de Meio Ambiente (DAM) Patrícia das Graças Luís de Queiroz. Participaram do lançamento integrantes da equipe da DAM e da administração superior, além de gestores dos três campi, que acompanharam o evento de forma on-line.

Como destacou Patrícia, “instituições sustentáveis são feitas de pessoas sustentáveis" e, por isso, é essencial que toda a comunidade acadêmica se engaje voluntariamente. De acordo com a vice-reitora Rejane Nascentes, que presidiu o evento, o lançamento do selo “é um marco para a Universidade”. Ela ressaltou que é necessário o apoio de todos, já que toda ação, desde a individual mais simples até a coletiva mais complexa, é importante para que a UFV evolua cada vez mais em atuações sustentáveis em todas as áreas.

Participantes à mesa do Salão Nobre, durante a apresentação. Ao centro, TV mostra representantes dos outros campi.

Sobre o Selo UFV + Sustentável

A criação do selo integra o Programa de Comunicação, Mobilização e Engajamento em Sustentabilidade – UFV + Sustentável – e está em consonância com os Objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFV e a Agenda 2030 da ONU. A partir de um diagnóstico que levou em consideração as práticas existentes e as necessidades institucionais, foram definidos sete eixos de atuação para a obtenção do selo: Gestão e Administrativo, Água e Esgoto, Qualidade de Vida, Energia Elétrica, Materiais de Compras e Consumo, Resíduos e Acessibilidade.

Cada eixo apresentado contém um conjunto de ações guias, ao todo 56, que poderão ser realizadas pelos setores que aderirem voluntariamente ao programa. As ações serão pontuadas em níveis diferentes, ou seja, de acordo com o grau de complexidade para a sua implementação e os impactos socioambientais e econômicos gerados. Por exemplo, no eixo Gestão Gestão e Administrativo, a utilização de documentos digitais em, pelo menos, 70% das comunicações internas formais e informais tem peso 7, enquanto a realização de eventos, projetos e disciplinas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tem peso 13.

As pontuações conquistadas com a execução de cada ação serão somadas. Com o resultado obtido nessa soma, a unidade, acadêmica ou administrativa, será classificada em um dos três níveis de selo: Semente, pontuações de 40 a 59,9%; Muda, de 60 a 74,9%; e Árvore, acima de 75%. A expectativa é que os primeiros selos sejam entregues em cerimônia a ser realizada na Semana do Meio Ambiente de 2024.

Selos de classificação, em formato circular: Semente (cor laranja), Muda (cor marrom) e Árvore (cor verde). Níveis dos selos, de acordo com as pontuações alcançadas

Haverá ainda apresentações sobre o novo selo para os departamentos e todo o público interessado com o objetivo de mobilizar a maior adesão da comunidade universitária. Mais detalhes podem ser obtidos no site da DAM.