Universidade atende a mais de duas mil pessoas em projetos de práticas esportivas

25/05/2023

Cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, servidores da UFV e integrantes da população de Viçosa e região, têm participado de atividades oferecidas pela Universidade em projetos relacionados a práticas esportivas em cerca de 20 modalidades como futebol, judô, caratê, jiu-jitsu, capoeira, corrida, caminhada, defesa pessoal, ginástica artística, basquete, peteca, tênis, handebol e vôlei, além de aulas de dança, de forró e treinamento funcional e de flexibilidade.

As atividades físicas, de lazer e esportivas para diferentes públicos, desde crianças até idosos, estão presentes nos projetos de extensão coordenados por professores do Departamento de Educação Física (DES) e monitores da Divisão de Esportes e Lazer (DLZ), como parte de diversas iniciativas, dentre elas, os programas de Esporte e Lazer Universitário (Pelu) e Segundo Tempo Universitário (PST).

De acordo com o assessor de Saúde, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, Bruno David Henriques, o oferecimento dessas ações tem como objetivos ampliar o acesso dos membros da comunidade universitária e da cidade de Viçosa a atividades esportivas diversas; possibilitar a execução das práticas de extensão de forma sistemática e organizada, além de preservar as atividades de ensino realizadas pelo DES. “A Universidade tem consciência da importância da prática de algum esporte para a qualidade de vida e a saúde física e mental, por isso não vai medir esforços para que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas pelos projetos desenvolvidos na instituição”, destaca.

Aula de forró

Uma das pessoas atendidas é a designer de sobrancelhas e micropigmentadora Eduarda Silveira. Ela, que até então nunca havia feito exercícios físicos, viu as atividades oferecidas pela UFV como uma oportunidade para sair do sedentarismo e lidar melhor com os sintomas do transtorno Borderline que tem. Dentre as opções disponíveis no Pelu, escolheu a defesa pessoal feminina, “por já ter passado por alguns traumas, onde não soube como se defender”.

Eduarda afirmou estar satisfeita com as aulas realizadas duas vezes por semana no campus universitário. “Realmente têm me ajudado muito, me fazendo sair da cama nos dias ruins do transtorno e me deixando mais ativa. Acho incrível a UFV oferecer essas atividades, que envolvem não apenas os alunos, mas agregam bastante também para toda a comunidade”.

Para todos aqueles que também querem encontrar uma forma de se exercitar e cuidar da saúde, ainda há vagas gratuitas disponíveis em modalidades oferecidas pelo Pelu, incluindo a defesa feminina. Elas podem ser conferidas no formulário divulgado pela DLZ. Também estão abertas inscrições em projetos do DES pelo link des.ufv.br/extensao.

Vale lembrar que todas as novidades sobre oportunidades oferecidas podem ser acompanhadas nas páginas da DLZ e do DES no Instagram.