Institucional
Todos os campi
23/05/2023
Um artigo assinado pelo grupo de pesquisa coordenado pelo professor Willian Toito Suarez, do Departamento de Química, ganhou capa da edição de maio do periódico Analytical Methods, da Royal Society of Chemistry. No artigo Using a biphasic system and digital imaging analysis with chemometric tools for simultaneous determination of Cu2+ and furfural in cachaça, o grupo descreve, pela primeira vez, o desenvolvimento e a aplicação de um método altamente eficiente para a determinação simultânea de íons Cobre (Cu2+) e de furfural em cachaça. Para isso, utilizaram um sistema bifásico e fizeram análises de imagens digitais com ferramentas quimiométricas. O trabalho foi desenvolvido pelos doutores em agroquímica pela UFV Mathews de Oliveira Krambeck Franco e Wilson Cardoso, com colaboração do professor Vagner Bezerra dos Santos, da Universidade Federal de Pernambuco.
Os resultados obtidos são importantes, levando-se em conta o fato de diversos estudos já terem apontado a existência de componentes indesejáveis em diferentes amostras de cachaça, não estando de acordo com o padrão estabelecido pela legislação brasileira. O cobre e o furfural são alguns desses componentes que, acima do teor permitido, podem causar sérios problemas à saúde humana.
Segundo os pesquisadores, o método apresenta uma alternativa altamente promissora para a quantificação de Cu2+ e furfural em amostras de cachaça. Além de baixo custo (requer poucos centavos), portabilidade, simplicidade e rapidez (apenas dois minutos por análise), ele se destaca especialmente em termos de aplicabilidade em análises in situ em relação a métodos anteriores descritos na literatura.
No site da UFV, é possível conferir reportagens com os primeiros estudos relacionados à tecnologia utilizada pelo grupo e sobre o uso do celular na avaliação do açúcar na cachaça. O artigo completo do grupo está disponível no site do Analytical Methods.
Divulgação Institucional
Premiação
Pesquisadores da UFV conquistam quatro prêmios em evento internacional
30/06/2025
Institucional
Na Alemanha, professor da UFV debate experiências do Brasil em reunião preparatória para a COP30
30/06/2025
Institucional
UFV cria doce de leite sem açúcar e sem lactose para dietas especiais
30/06/2025
Institucional
Estudantes da pós-graduação elaboram projetos de melhorias para município de Viçosa
30/06/2025
Na Alemanha, professor da UFV debate experiências do Brasil em reunião preparatória para a COP30
30/06/2025
Estudantes da pós-graduação elaboram projetos de melhorias para município de Viçosa
30/06/2025
UFV cria doce de leite sem açúcar e sem lactose para dietas especiais
30/06/2025
PEC e PRE lançam edital para apoiar atividades de extensão vinculadas aos cursos de graduação
27/06/2025
Projeto da Engenharia Civil com tintas sociais leva cor e conhecimento para comunidades de Viçosa e microrregião
26/06/2025