Todos os campi

UFV conquista 16ª colocação entre universidades brasileiras e está entre as mil melhores do mundo

16/05/2023

Foto aérea do campus Viçosa. Em primeiro plano, prédio principal; ao fundo, um alojamento e vários outros prédios.

UFV é 16ª do Brasil e segunda de Minas Gerais

A UFV está em entre as mil melhores universidades do mundo em mais uma edição do Center for World University Rankings (CWUR) 2023. Foram quase 20 mil instituições avaliadas e a UFV ficou na 936ª posição geral, subindo a sua pontuação de 70,7 para 70,8. No Brasil, a Universidade se manteve na 16ª colocação, sendo a segunda mais bem classificada em Minas Gerais, atrás apenas da UFMG.

Para o ranking são considerados levantamentos relacionados à educação, empregabilidade de ex-alunos, corpo docente e pesquisa. Os indicadores trabalhados não dependem do envio de informações pelas instituições; eles são determinados e coletados pelo próprio Center for World University Rankings, cuja sede está localizada nos Emirados Árabes.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Raul Narciso Guedes, o fato de a UFV ter aumentado a sua pontuação geral é relevante, principalmente ao se considerar que houve um declínio das instituições nacionais no cenário global diante da competitividade internacional. Isso demonstra "a necessidade de mais investimentos e financiamento para que as universidades brasileiras possam avançar ainda mais mundialmente”, afirmou.

Novamente, no CWUR, a Universidade de São Paulo (USP) foi a primeira do Brasil. Já a norte-americana Harvard University continuou liderando a classificação mundial.