Institucional

Campus Viçosa

Federação Internacional de Futebol destaca estudo do Departamento de Educação Física

03/05/2023

O trabalho com o mapa do talento do futebol brasileiro, realizado no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (Nupef) do Departamento de Educação Física da UFV (DES), foi divulgado no site da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A publicação ocorreu, no último dia 30, como parte de um dos principais programas de formação de treinadores do mundo: o Training Centre.

A pesquisa, intitulada Talent map: how demographic rate, human development index and birthdate can be decisive for the identification and development of soccer players in Brazil e publicada na Science and Medicine in Football, foi desenvolvida pelo coordenador do Nupef Israel Teoldo e pelo doutor em Educação Física na UFV Felippe Cardoso. O trabalho inédito contou com a coleta de dados de todos os jogadores que disputaram o campeonato brasileiro entre 2003 e 2019 para demonstrar como as taxas demográficas e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades, além da data de nascimento dos atletas, influenciam na formação de talento e ascensão profissional no futebol brasileiro.

Para Israel Teoldo, a divulgação desse estudo pela Fifa é uma forma de mostrar o impacto dos resultados obtidos para as políticas de desenvolvimento do talento em todo o mundo. Ele ressaltou que a pesquisa demonstra que todas as entidades promotoras do futebol pelo mundo, em especial no continente sul-americano (Fifa, Conmebol, CBF, federações, clubes e projetos) devem unir forças com os governos nacionais, estaduais e municipais, com o intuito de oferecer as condições mínimas necessárias para que as crianças e adolescentes possam ter maior acesso e aproveitamento de todos os benefícios esportivos, culturais, sociais, econômicos e humanos que o esporte possibilita.

Como exemplo de iniciativa nesse sentido, Israel citou o projeto UFV Soccer Academy, do Nupef, que atende a crianças e adolescentes entre 4 e 13 anos de Viçosa e região, e que já foi premiado pela Fifa e pelo governo de Minas Gerais.

Divulgação Institucional