Institucional

Campus Viçosa

Egressa da pós-graduação integra coorte de jovens cientistas do Fórum Mundial da Alimentação

03/05/2023

Ana Luiza é uma mulher jovem, pele clara, cabelos cacheados abaixo dos ombros e olhos castanhos. Ela sorri.

Ana Luiza participará do Fórum, que acontecerá em outubro, na sede da FAO, em Roma

A ex-estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV Ana Luiza Gomes Domingos e mais 15 cientistas foram selecionados em abril para integrar a Segunda Coorte de Jovens Cientistas do Fórum Mundial da Alimentação (World Food Forum - WFF Young Scientists Group, 2023-2025). A cerimônia de apresentação da segunda coorte e a divulgação dos cientistas participantes aconteceram, nessa terça-feira (2), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, com transmissão pela UN Web TV.

Lançado em 2021, o Fórum Mundial da Alimentação é uma rede global de parceiros independente e liderada por jovens, facilitada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Seu objetivo é desencadear um movimento global que capacite os jovens de todo o mundo a moldar ativamente os sistemas agroalimentares para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um futuro alimentar melhor para todos. O grupo de jovens cientistas fornecerá evidências científicas e conhecimento técnico para transformar os sistemas agroalimentares. O Fórum acontecerá de 16 a 20 de outubro, na sede da FAO, em Roma, Itália. 

Sobre a ex-aluna
Ana Luiza Gomes Domingos é nutricionista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006-2010) e mestre em Saúde e Nutrição (2011-2012) pela mesma instituição. Em 2014, sob a orientação da professora Josefina Bressan, ingressou na UFV como bolsista de apoio técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), para apoiar as atividades da recém-criada Coorte de Universidades Mineiras (Cume).

Em 2015, ingressou no doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição, com período sanduíche no Departamento de Medicina Preventiva da Universidad de Navarra (UNAV), Espanha. Em fevereiro de 2019, defendeu a tese intitulada Distribuição espacial, percepção dos ambientes construídos, alimentar e social no estilo de vida e excesso de peso - projeto Cume. Nos anos de 2019 e 2020, foi bolsista de pós-doutorado do CNPq, também no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição.

Divulgação Institucional