UFV e Crea inauguram sede da inspetoria do Conselho em Viçosa

24/04/2023

Representantes do Crea de diversas regiões do estado participaram da cerimônia de inauguração

A casa 18 da Vila Gianneti foi totalmente reformada para receber a nova sede da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas (Crea/MG). O espaço comporta salas de trabalho e reuniões, secretaria, cozinha e acessibilidade, para melhor atender aos 1073 engenheiros da região de Viçosa e ainda sediar o Crea Júnior, que reúne estudantes dos cursos de engenharia da UFV.

A inauguração contou com as presenças do reitor Demetrius David da Silva, da vice-reitora Rejane Nascentes, do prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, e do presidente do Crea/MG, Lúcio Fernando Borges, além de diretores dos centros de ciências e membros da comunidade universitária e de outras inspetorias regionais do Conselho.

O presidente do Crea/Minas, Lúcio Borges, agradeceu o empenho da Universidade em abrigar a inspetoria e afirmou que o novo espaço irá aproximar ainda mais os professores e estudantes das engenharias dos profissionais que atuam no mercado de trabalho na região. A sede irá atender a regulamentação profissional dos seguintes municípios: Araponga, Brás Pires, Cajuri, Canaã, Coimbra, Ervália, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, Presidente Bernardes, São Miguel do Anta, Senador Firmino, Teixeiras e Viçosa. Dos 1073 credenciados, 819 são de Viçosa, a maioria de engenheiros agrônomos.

O reitor Demetrius David da Silva destacou a dedicação da vice-reitora Rejane Nascentes na condução do processo de cessão do espaço público e da Pró-Reitoria de Administração, representada na solenidade pelo assessor Leonardo Pedroti, engenheiro responsável pela reforma financiada com recursos do Crea. Ele lembrou que a UFV foi a primeira universidade mineira a buscar a aproximação com o Conselho, o que reflete a disposição da instituição em trabalhar em parcerias com órgãos importantes para o estado.

Esta inauguração representa um marco no sistema de regulamentação profissional dos engenheiros em Minas Gerais, incentivando a prática legal das profissões e reconhecendo as atribuições de cada uma”, disse o reitor. Em sua avaliação, este será um espaço para resolver pendências, estimular a regulação profissional e dar visibilidade ao sistema Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), que reúne os conselhos regionais. O reitor também ressaltou que os atuais conselheiros da inspetoria do Crea Viçosa são todos funcionários da UFV e que a aproximação com os estudantes das engenharias irá contribuir para a formação dos alunos.

A nova sede fica na casa 18 da Vila Giannetti