Todos os campi

Reitor da UFV e outros representantes do Foripes se reúnem com deputada federal Duda Salabert

13/04/2023

Demetrius, Duda Salabert e demais participantes da reunião sentados à mesa, próxima a uma grande janela.

A reunião aconteceu em Brasília (DF)

O reitor Demetrius David da Silva esteve em Brasília (DF), nesta quinta-feira (13), em mais uma ação de aproximação entre as universidades mineiras e os parlamentares representantes do estado. Como vice-presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes), ele se reuniu com a deputada federal Duda Salabert para tratar principalmente da destinação de emendas parlamentares. Também participaram do encontro o presidente do Foripes, o reitor da Universidade Federal de Lavras, João Chrysóstomo Júnior; o vice-reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Carlos Henrique da Silva; e o reitor da Universidade Federal de Alfenas, Sandro Cerveira.

Além da ampliação dos recursos aportados por meio de emendas pelos 53 deputados federais representantes do estado, os integrantes do Foripes discutiram com Duda Salabert a proposta de distribuição equitativa desses recursos para as 11 instituições de ensino superior mineiras. De acordo com Demetrius, com essa distribuição equitativa – em vez de cada parlamentar indicar uma universidade para receber uma cota de emenda – todas as instituições contariam com o investimento para a manutenção e o desenvolvimento das suas atividades, o que, em um cenário de orçamentos limitados, seria muito significativo.

A recomposição orçamentária, inclusive, também foi pauta da reunião, assim como os cargos extintos ou vedados para provimento de servidores técnico-administrativos. O reitor da UFV destacou este ponto, ressaltando a necessidade de reverter o não provimento dos cargos que ainda não foram extintos, como os dos auxiliares em Administração e dos assistentes de laboratórios. “O número de aposentadorias vinculadas a esses cargos soma-se aos desafios enfrentados pelas universidades e determina inúmeras adaptações em suas rotinas. A projeção para os próximos anos é preocupante”, disse.

Ainda foi abordado, durante o encontro, o aumento de recursos para a assistência estudantil, considerando principalmente o aumento da vulnerabilidade socioeconômica pós-pandemia, dentre outros assuntos. A deputada federal, segundo Demetrius, é uma grande defensora das universidades e assumiu o compromisso com as pautas apresentadas.

Na fotografia abaixo, da esq. para a dir., estão Demetrius David da Silva, Duda Salabert, João Chrysóstomo Júnior, Carlos Henrique da Silva e Sandro Cerveira.

Demetrius, Duda e demais participantes, em frente a uma parede preta com o logotipo da Andifes.