Campus Florestal

Professora do campus Florestal lança livros na área do Direito

28/03/2023

Maria Angélica é uma mulher negra, magra, alta e de longos cabelos pretos trançados.

Maria Angélica dos Santos no lançamento dos seus livros

A professora Maria Angélica dos Santos, do Instituto de Ciências Humanas do campus Florestal, lançou, este mês, três livros com temáticas relacionadas à sua tese de doutorado em Direito, defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):

- Tributação e Raça. Fabulações Tributárias - Uma imersão na teoria racial crítica do Direito Tributário
- E eu não sou uma jurista? Reflexões de uma jurista negra sobre Direito, Ensino Jurídico e Sistema de Justiça
- Aláfia - Caminhos Abertos

Em uma linguagem acessível, o primeiro livro - Tributação e Raça - apresenta discussões do direito público, dos direitos fundamentais e de como estes são perpassados pelas questões de raça, classe e gênero. De acordo com apresentação da editora, demonstra ainda como o empreendedorismo pode ser um fator de libertação, cura e valorização racial e cultural.

A obra E eu não sou uma jurista?, segundo a editora, é uma espécie de radiografia do ensino jurídico no Brasil a partir da perspectiva de uma estudante negra.

Aláfia, escrito na forma de romance, integra o seu projeto de escrita comprometida com raça e direitos. Nele, Maria Angélica desenvolve um exercício narrativo a partir de memórias acumuladas por outras pessoas e de análise de documentos jurídicos que recontam o fato numa perspectiva processual.