Todos os campi

Professor Demetrius participa de primeira reunião de reitores com presidente Lula

19/01/2023

O reitor Demetrius David da Silva e demais reitores de universidades e institutos federais foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, na manhã desta quinta-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Essa foi a primeira reunião de reitores com o novo governo e, de acordo com o professor Demetrius, abordou as principais questões que têm impactado o funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), assim como a educação e o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Mesmo que as discussões sejam iniciais e ainda diante de grandes desafios, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Fonseca, destacou a satisfação das instituições ao encontrarem um ambiente democrático e a disponibilidade para a busca de soluções. “As universidades federais foram detratadas e esganadas orçamentariamente. Fomos alijados do nosso papel natural, que é estar a serviço do Brasil e dos projetos de desenvolvimento nacional”, disse. Ricardo também ressaltou a disposição das Ifes, assim como a importância de existirem condições e meios dignos e adequados para que elas possam atuar estrategicamente. “Nós sabemos que o berço da produção de ciência e tecnologia são as universidades públicas brasileiras e, sem ciência e tecnologia, não há desenvolvimento, não há soberania, não há civilidade”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o país está “começando um novo momento” e ressaltou o papel central da educação: “não existe, na história da humanidade, nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo”. Dentre os compromissos assumidos pelo governo nesta quinta-feira estão reuniões anuais entre a Presidência da República, ministros e dirigentes das Ifes; nomeação de reitores escolhidos pelas comunidades acadêmicas; ampliação de vagas; reajuste de bolsas e a finalização de obras paradas.

Assim como o presidente da Andifes e os outros reitores, o professor Demetrius reforçou que a UFV continua à disposição da sociedade brasileira. “Nos últimos anos, em que fomos surpreendidos e desafiados inúmeras vezes, principalmente pela pandemia de covid-19 e pelos consecutivos cortes orçamentários, não deixamos de cumprir nossa missão. Não será diferente agora. Esperamos encontrar as condições e meios necessários para permanecer honrando nosso compromisso com o Brasil”.

Também participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria-geral da Presidência, Márcio Macêdo; a secretária de Educação Superior, Denise Carvalho, e os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante.

Reunião com Ministério da Educação

A diretoria da Andifes ainda esteve com o ministro da Educação e com a secretária de Educação Superior na quarta-feira (18). As informações estão no link www.andifes.org.br/?p=95449.

Fotos: Ricardo Stuckert/Presidência da República e Luis Fortes/MEC

Professor Demetrius e reitores com o presidente Lula

O ministro da Educação Camilo Santana e o reitor da UFV posando para foto, próximos a uma bandeira do Brasil

Ministro da Educação, Camilo Santana, e o reitor Demetrius