Todos os campi

Ex-aluna da UFV é nomeada presidente da Capes

06/01/2023

Foto: Julio Minasi/Secom UnB

A ex-aluna da UFV Mercedes Bustamante será a nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (6), pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Bióloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mercedes Bustamante fez mestrado em Fisiologia Vegetal na UFV (1988) e doutorado em Geobotânica na Universidade Trier, na Alemanha. Atualmente, é uma referência na ciência brasileira em pesquisas sobre o bioma Cerrado, atuando, principalmente, em temas relacionados a mudanças no uso da terra, biogeoquímica e mudanças ambientais globais. É membro da Academia Brasileira de Ciências e participa ativamente de trabalhos para o Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). A professora também atua como pesquisadora ou membro de comitês científicos no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, entre outros. Em gestão de política científica e educacional, contribuiu como coordenadora geral de Gestão de Ecossistemas e diretora de Políticas e Programas Temáticos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2010-2013), além de diretora de Programas e Bolsas da Capes.

Mercedes Bustamante compõe a lista de nomeados para gestão de órgãos vinculados ao Ministério da Educação: Secretaria Executiva - Izolda Cela; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) - Getúlio Marques Ferreira; Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) - Maurício Holanda; Sistema de Seleção Unificada (Sesu) - Denise Pires de Carvalho; Secretaria de Educação Básica (SEB) - Kátia Schweickardt; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) - Zara Tripodi; Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) - Helena Sampaio; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - Manuel Palácios; Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - Fernanda Pacobahyba; Fundação Joaquim Nabuco - Márcia Ângela.