Institucional

Campus Viçosa

Projeto contribui para criação de novas instalações multiusuárias e avanço do melhoramento genético na UFV

21/12/2022

Teve início, neste mês, a execução do projeto Sistema Multiusuário para Melhoramento Vegetal Avançado Visando ao Aumento de Ganhos Genéticos, após aprovação de R$ 1,8 milhão por meio do Edital nº 002/2022 do Programa de Apoio a Instalações Multiusuários da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Com coordenação do professor Aluízio Borém, do Departamento de Agronomia (DAA), o projeto tem o objetivo de criar infraestrutura adicional de laboratórios e equipamentos multiusuários para planejamento, obtenção e análise de dados em larga escala em programas de melhoramento genético de culturas agrícolas com as quais a UFV trabalha, como café, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja, trigo, palmeiras e fruteiras.

Os equipamentos multiusuários serão alocados nos laboratórios de Agricultura Digital e Bioinformática e de Genômica Funcional, ambos no DAA. Eles ficarão à disposição da comunidade universitária para utilização na geração de dados moleculares e na fenotipagem de alto rendimento, com o intuito de auxiliar os melhoristas no processo de seleção de genótipos superiores. Serão oferecidos treinamentos para o uso dos novos equipamentos e análise dos dados gerados.

Dentre os subcoordenadores da iniciativa estão os professores Guilherme da Silva Pereira e Lucas de Paula Corredo, do DAA, que atuam nas áreas de Melhoramento Molecular e de Agricultura Digital, respectivamente. Há ainda a participação de professores dos departamentos de Biologia Geral, Engenharia Agrícola e Estatística. No entanto, a equipe coordenadora destaca que o projeto não se limita apenas a esses departamentos e abre possibilidades para novas interações e parcerias, internas e externas à UFV. Os interessados podem entrar em contato pelos e-mails g.pereira@ufv.br ou lucas.corredo@ufv.br.

A Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) é a gestora do projeto e o prazo total de execução é de 36 meses. Vale lembrar que o Instituto de Biotecnologia Aplicado à Agropecuária (Bioagro) da UFV também foi contemplado por esse mesmo edital da Fapemig em julho deste ano.

 Divulgação Institucional