Todos os campi

Mestres e doutores recebem certificado em cerimônia no Fernando Sabino

25/11/2022

Vice-reitoria cumprimenta pós-graduanda durante a cerimônia.

Os pós-graduados foram parabenizados pelos membros da mesa da cerimônia, presidida pela vice-reitora

A UFV realizou, na tarde desta sexta-feira (25), a Cerimônia de Entrega de Certificados aos Mestres e Doutores do campus Viçosa. Mais de 200 pessoas receberam seus certificados das mãos dos coordenadores dos programas de pós-graduação e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Carvalho Guedes.

A cerimônia, promovida em parceria com a Associação de Pós-Graduandos (APG), aconteceu no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e, a exemplo das formaturas de graduação, teve beca, emoção e comemoração de familiares e amigos dos protagonistas da tarde. Em nome deles, falou o mestre em Biologia Animal, Alex Filipe Ramos de Sousa.

Em seu discurso como orador, Alex lembrou a importância do dia e as batalhas travadas para se chegar até ali, especialmente em função da pandemia de covid-19, na qual muitos tiveram que reaprender a viver e dizer adeus às pessoas que amavam. “Estamos aqui honrando a memória deles; eles que sonharam junto conosco e nos incentivaram inúmeras vezes”.

Às mais de 600 mil vítimas do novo coronavírus dedicou suas palavras, que foram do agradecimento ao reconhecimento das lutas que têm ajudado a trazer um novo vigor à academia, para criar um conhecimento mais democrático. Dentre os vários desejos manifestados no discurso, o de que os mestres e doutores saiam da UFV “certos de que somente o desenvolvimento pleno das ciências e a educação pública de qualidade impedirão que momentos nefastos, como foi o da pandemia, aconteçam no futuro”.

Homenagens

Durante a cerimônia, a paraninfa da turma, professora Irene Maria Cardoso, também deixou registrado o seu agradecimento e alegria pela homenagem e algumas reflexões sobre ciência e tecnologia, apontando questões que considera importantes para a atuação profissional dos mestres e doutores.

Aposentada desde 2021, a agora professora voluntária do Departamento de Solos da UFV e orientadora nos programas de pós-graduação de Solos e Nutrição de Plantas e de Agroecologia lembrou a importância do conhecimento popular, compartilhando com o público a opinião de que o conhecimento científico não é superior aos demais; de que a ciência é uma instituição com regras de funcionamento e financiamento, com interesses políticos ancorados em interesses econômicos. “Assumir que a ciência não é neutra é necessário. O que precisamos é de ética na ciência”, disse.

Irene chamou a atenção para o fato de que é preciso lutar “para que as tecnologias estejam sempre a favor da vida” e que esta luta é política, o que não significa militância em partido político. Por fim, lembrou aos mestres e doutores que o povo brasileiro investiu neles para que pudessem estudar em uma universidade pública e com a qualidade da UFV. E afirmou: “sei que vocês honrarão e retribuirão este investimento”.

Também foram homenageadas como professoras a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, Silvia Eloiza Priore, e a vice-reitora Rejane Nascentes. Essa, que presidiu a cerimônia de entrega dos certificados, representando a administração superior da Universidade, considerou o momento “como um dos melhores” que já viveu. “Me sinto extremamente grata, honrada e muito feliz com essa linda homenagem. Amo a docência e é no exercício dela que tenho meus melhores e mais felizes momentos”, revelou.

A vice-reitora destacou que a UFV é uma instituição que, desde a sua criação, se guia pelo princípio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, representado nos verbos estudar, saber e agir registrados nas Quatro Pilastras. Ela lembrou que os acontecimentos dos últimos anos demonstraram o quanto a pesquisa científica é fundamental para a preservação, o bem-estar e o enfrentamento de eventos dolorosos. Ao testemunhar a vitória dos mestres e doutores, a vice-reitora reconheceu que “a UFV está realizando bem as suas missões e tarefas como universidade pública”. E garantiu: “a administração superior continuará se esforçando na defesa da UFV e no enfrentamento dos desafios. Essa é uma forma de reconhecer e honrar o esforço de cada um”.

Ao lado das homenageadas da tarde e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, ocuparam a mesa diretora da cerimônia, os diretores dos centros de ciências e a secretária de Órgãos Colegiados ad hoc, Lucimar Aparecida de Oliveira Cardoso.

Confira algumas imagens do evento no álbum de fotos: photos.app.goo.gl/oDUYRL6xm2mxUFE38.

Fotos: Daniel Sotto Maior

Mesa de autoridades durante a abertura da cerimônia. Todos estão de pé enquanto o Hino Nacional é executado.

Mesa de autoridades

Auditório do espaço Fernando Sabino, completamente lotado. Formandos e convidados se misturam.

Auditório ficou lotado

Em primeiro plano, os pós-graduandos durante a cerimônia, a maioria deles sem o capelo. Ao fundo, alguns dos convidados.

Pós-graduandos