Todos os campi

UFV participa de reunião do Projeto Rondon na Bahia

23/11/2022

Representantes da UFV e do Ministério da Defesa durante cerimônia de abertura

O reitor Demetrius David da Silva e o professor do Departamento de Microbiologia Fábio Coelho Sampaio estão representando a UFV na XIV Reunião de Professores Rondonistas. O encontro, realizado periodicamente pelo Ministério da Defesa, promove trocas de conhecimentos entre órgãos e Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) integrantes do Projeto Rondon, além do alinhamento em relação à metodologia e às futuras operações da iniciativa. A XIV Reunião, que acontece desde terça-feira (22), será realizada até sábado (26), no Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica, em Salvador (BA).

No total, 34 Ifes participam da XIV Reunião de Professores Rondonistas. O professor Fábio é um dos coordenadores institucionais da operação Portal do Sertão, que acontecerá em Tanquinho (BA), em 2023. Ele destaca que “as discussões realizadas nos dias do encontro são importantes para que todos os professores apresentem suas experiências e proposições diversas, com os objetivos de aperfeiçoar todo o processo relacionado ao Projeto Rondon e incrementar as experiências dos futuros estudantes rondonistas, assim como das comunidades atendidas”.

Durante a abertura da XIV Reunião, na noite de terça-feira, Demetrius e Fábio estiveram com vários representantes do Projeto. Na fotografia, estão, da esquerda para a direita: Marcelo Guedon, comandante da 6ª Região Militar, onde acontecerá a operação Portal do Sertão em 2023; o professor Fábio; William Abrahão, diretor do Departamento de Projetos Sociais da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa; o professor Demetrius; Jeferson de Freitas, secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa; Fernando Almeida Riomar, chefe de gabinete da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais, e Carlos Eduardo Fernandes, coordenador-geral do Projeto Rondon.

Participação da UFV no Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial do governo federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir para o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais.

De acordo com o Núcleo de Apoio a Programas e Projetos de extensão (Nape) da UFV, a instituição faz parte de operações do Projeto Rondon desde 1974 – entre o final da década de 1980 e 2004, porém, elas não foram realizadas. Em 2022, duas equipes participaram das operações Amapá Mais Forte e Rondon das Gerais. A Universidade já está selecionada para operações de 2023: a Portal do Sertão acontecerá, entre 26 de janeiro e 12 de fevereiro, no município de Tanquinho (BA), onde serão desenvolvidas ações de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho (Conjunto B). Já a operação Lobo-Guará executará ações de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde (Conjunto A) no município de Águas Lindas de Goiás (GO), entre 19 de janeiro e 5 de fevereiro.

As operações Portal do Sertão e Lobo-Guará estavam previstas para 2019, mas foram adiadas devido à pandemia. A primeira será coordenada pelo professor Fábio e pelos professores José Guilherme Prado Martin, também do Departamento de Microbiologia, e Raphael De Souza Vasconcellos, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. A operação Lobo-Guará, por sua vez, será coordenada pelos professores José Ambrósio Ferreira Neto, do Departamento de Economia Rural; Lausanne Soraya de Almeida, do Departamento de Engenharia Florestal, e Valker Araújo Feitosa, do Departamento de Medicina e Enfermagem.