Todos os campi

Alunos e professores da UFV retornam das experiências no Projeto Rondon no Amapá e norte de Minas Gerais

27/07/2022

Os participantes foram recebidos no Salão Nobre da UFV

Duas equipes de estudantes de diferentes cursos de graduação da UFV viveram uma experiência que, segundo eles, foi transformadora e inesquecível para suas vidas. Eles participaram do Projeto Rondon e, por duas semanas, viveram de perto a realidade de um Brasil mais carente do que podiam imaginar. Alunos e professores retornaram esta semana e foram recebidos pelo reitor da UFV para contarem suas histórias.

O encontro aconteceu no Salão Nobre da Universidade na tarde desta terça-feira (26). Além do reitor, Demetrius David da Silva, também participaram o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), José Ambrósio Ferreira Neto, e Fabiana Alves de Melo, assessora especial da PEC, além do chefe da Divisão de Extensão, Frederico Cabral. A organização das operações do Projeto Rondon na UFV é coordenada pelo Núcleo de Apoio a Programas e Projetos de Extensão, vinculado à Divisão de Extensão da PEC. Os locais das operações são escolhidos pelo Ministério da Defesa, gestor do Projeto, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios. O objetivo é levar estudantes universitários a conhecerem e contribuírem com municípios muito carentes e com grandes demandas sociais.

Na cerimônia, o reitor e o pró-reitor destacaram a importância da participação para a formação acadêmica dos estudantes. “Conhecer a realidade do Brasil fará a diferença na vida de vocês. Precisamos despertar outros alunos para participarem de novas missões no Projeto Rondon”, disse Demetrius. Os quatro professores e os 15 alunos que participaram das operações narraram suas experiências destacando, emocionados, as trocas com as comunidades e a flexibilidade, autoconfiança e conhecimento que conquistaram no convívio.

Sete alunos do campus Viçosa, coordenados pelos professores do campus Rio Paranaíba, Hernani Martins Júnior e Geraldo Humberto da Silva, estiveram em Ibiaí, no norte de Minas Gerais. Oito estudantes, coordenados pelos professores Rafael Vasconcelos e Isabela Filardi Vasques, do campus Viçosa, foram para Santana, município do Amapá.

As equipes trabalharam com temas ligados a direitos humanos, cultura, educação e saúde e organizaram oficinas e debates sobre doenças sexualmente transmissíveis, saúde reprodutiva, violência de gênero, além de capacitações para melhorar a eficiência e qualidade de produtos típicos da região.

As fotografias da reunião  estão neste álbum.

Alunos que participaram do Projeto Rondon:

• Ibiaí, Norte de Minas Gerais

Ana Letícia Santos Costa - Serviço Social

Julia Camim Comunicação Social - Jornalismo

Juliana Souza Valente -  Educação Física

Luíza Silva de Farias - Bioquímica

Nayara Luiza Ribeiro -  Bioquímica

Amanda Anne de Abreu Vieira - Enfermagem

Nicole de Paula Rodrigues - Bioquímica

• Santana, Amapá

Ana Carolina dos Santos Macedo -  Ciências Sociais

Dayse Carvalho Araújo – Enfermagem

Gustavo Venâncio de Moura Engenharia de alimentos

Isabela Souza Andrade Geografia

Karem Gabriely Roque – Serviço Social

Natália Barbosa Rodrigues -  Agronomia

Nicole Almeida de Oliveira - Bioquímica

Victória de Paula Oliveira-  Licenciatura em Ciências Biológicas

Fotos: Daniel Sotto Maior

_____

As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.