Todos os campi

Ex-reitor da UFV compõe equipe de transição do governo Lula

22/11/2022

Ex-reitor da UFV Luis Claudio Costa, de braços cruzados, em frente a uma parede de ladrilhos vermelhos.

Luiz Cláudio Costa está contribuindo no Grupo Técnico de Educação

O ex-reitor da UFV Luiz Cláudio Costa está fazendo parte da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, atuando no Grupo Técnico de Educação. A equipe de transição do governo federal é composta por quase 300 pessoas, divididas em 31 grupos técnicos (GTs).

Ele foi convidado para compor a coordenação executiva da equipe, que tem como missão reunir dados para reportar ao novo governo a situação da educação no Brasil, especificamente do ensino superior. O objetivo, segundo Luiz Cláudio, é indicar pontos de atenção e de risco, sobretudo na questão orçamentária, no custeio das universidades, no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o custo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também faz parte desta equipe, representando as 69 universidades federais, o presidente da  Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), entre outros.

Luiz Cláudio foi professor do Departamento de Engenharia Agrícola, reitor da UFV entre 2008 e 2011, Secretário de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), secretário executivo do MEC e ministro interino da Educação no governo Dilma Rousseff. Atualmente, é presidente do Observatório de Rankings Acadêmicos e de Excelência (Ireg), órgão ligado à Unesco.